Ecos do território mexicano, pelas lentes de Santiago Arau

Ecos do território mexicano, pelas lentes de Santiago Arau - Mais Imagens+ 7

Santiago Arau é um renomado fotógrafo cuja obra se concentra em imagens aéreas do território mexicano. Sua lentes apontam de Ciudad Juarez a Cancun e Holbox, da fronteira norte até o sudeste mexicano, de 5.500 metros acima do nível do mar até cinco metros abaixo dele, já tendo percorrido mais de 5 mil quilômetros. Santiago define este recurso como "uma perspectiva diferente da que estamos acostumados, uma vez que ver as coisas de cima nos coloca onde estamos, é uma maneira de medir a escala humana, urbana e geográfica dentro de um território. As possibilidades de enquadramento de um drone são infinitas, você pode decidir a altura, o enquadramento e a técnica para fotografar um objeto, maximizando o poder da câmera."

© Santiago Arau

Como parte da proposta curatorial para o Pavilhão do México na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, Arau fez uma série de vídeos e fotografias aéreas que registram o que o título do pavilhão enunciou como 'Echos de una tierra", retratando a diversidade de contextos urbanos e rurais em que os trabalhos apresentados nesta exposição estão inseridos.

© Santiago Arau

Antes de fotografar, você precisa conhecer o contexto e o ambiente em que as coisas devem ser registradas, porque às vezes os fotógrafos cometem o erro de "fotografar" sem ver. A diferença entre fotografia e vídeo é que para fazer o segundo você precisa dominar a técnica do primeiro, já que o vídeo é uma sequência de imagens.

© Santiago Arau

Para Santiago Arau, essa prática desencadeou uma série de reflexões. Ele comenta: "Nessa perspectiva, aprendi a perceber que vivemos em um momento complicado, onde há superpopulação, desmatamento e superexploração dos recursos naturais. Isso fez a paisagem mudar, mostrando um panorama assustador do nosso planeta."

© Santiago Arau

Santiago Arau é conhecido por documentar a arquitetura e o território com drones. Ficou em terceiro no concurso para a melhor campanha publicitária dos Jogos Olímpicos de Sochi 2014 e co-produziu recentemente o documentário "September 19" para o festival de documentários Ambulante 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Ecos do território mexicano, pelas lentes de Santiago Arau" [Ecos del territorio mexicano bajo el lente de Santiago Arau] 24 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896847/ecos-do-territorio-mexicano-pelas-lentes-de-santiago-arau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.