Aplicativos de paletas de cores: como complementar a experiência fotográfica com o smartphone

Casa Luis Barragán / Luis Barragán. Imagem © Flickr de LrBln

Já é um clichê falar que hoje em dia qualquer um pode ser um fotógrafo, basta ter um smartphone. Isso não quer dizer que não seja verdade; as possibilidades de investigação fotográfica com esses aparelhos são praticamente infinitas e vêm sendo cada vez mais exploradas pelos usuários de redes sociais e pelo mercado.

O que talvez ainda não seja tão familiar são as possibilidades de exploração gráfica que alguns aplicativos de celular permitem criar a partir das fotos que tiramos no dia a dia. Alguns dos mais interessantes são aqueles que geram paletas de cores para imagens produzidas a partir da câmera do celular. Conheça alguns exemplos gratuitos dessas ferramentas a seguir.

Grace Farms / SANAA. Imagem © Dean Kaufman

PANTONE Studio

Desenvolvido pela Pantone, nesse aplicativo é possível gerar inúmeras paletas cromáticas a partir de imagens registradas pelo celular. Ele foi pensado para compartilhar material entre pessoas, grupos, clientes e profissionais que estejam participando de um processo criativo coletivo. Sua versão gratuita permite criar e compartilhar essas paletas, e existe a possibilidade de compra de ferramentas mais específicas dentro da plataforma, como o acesso total às paletas de cores oficiais da empresa e painéis de inspiração com referências de cor.

A ferramenta está disponível para download na App Store e é compatível apenas com o sistema operacional IOS. O aplicativo pode ser carregado em 10 idiomas diferentes, incluindo o português.

A muralha vermelha / Ricardo Bofill. Imagem © Gregori Civerva

Palette Cam

A principal característica deste aplicativo é a possibilidade de utilizar fotos que já estão salvas na biblioteca do celular para identificar as cores presentes nas imagens, ou seja, ele permite criar padrões de paleta em fotos que já gostamos ou salvamos, mas não são de autoria própria.

Diferentemente da ferramenta da Pantone, nesse caso o que se produz a partir das imagens é um reconhecimento de cores específicas, fornecendo inclusive os valores em HEX e RGB das mesmas. Ele permite salvar essas cores e, assim, estabelecer paletas completas de cada foto, além de disponibilizar álbuns temáticos com imagens que servem de inspiração para as criações dos usuários.

Color Viewfinder

Este aplicativo, assim como o anterior, também permite que a fonte para a criação de paletas de cor seja tanto uma foto tirada no momento, quanto uma salva na biblioteca do celular. A diferença é que ele também gera conjuntos de cor a partir das fotografias, dando ao usuário a possibilidade de posicionar quadros ou faixas de identificação de tom sobre as imagens, facilitando a identificação das cores. 

Essa ferramenta, também gratuita, permite compartilhar na rede os resultados produzidos a partir das fotos e está disponível para IOS e Android em inglês.

Hidden Village / MVRDV. Imagem cortesia de MVRDV

Real Colors

O Real Colors funciona como uma rede social onde os usuários compartilham as paletas de cor geradas a partir de fotos tiradas por eles mesmos. É possível acessar o aplicativo sem necessariamente se inscrever, tendo acesso a um feed com publicações de outras pessoas onde é possível deixar comentários e curtidas. Para criar suas próprias paletas, é preciso realizar o cadastro via e-mail ou Facebook.

As paletas são criadas a partir de fotos da biblioteca ou tiradas no momento. A versão gratuita fornece cinco cores presentes na imagem e seus respectivos códigos CMYK, mas é possível desbloquear funções do aplicativo que geram outras combinações de cor a partir de critérios como monocromatismo, cores complementares etc..

Depois de criada a paleta, é fornecida a opção de compartilhar os resultados no feed do próprio aplicativo, além de outras redes como Pinterest, Facebook e Instagram, mas o usuário pode apenas salvar o resultado em sua biblioteca pessoal. Esse gerador de paletas está disponível para IOS e Android em inglês, francês e português.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "Aplicativos de paletas de cores: como complementar a experiência fotográfica com o smartphone" 22 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896586/aplicativos-de-paletas-de-cores-como-complementar-a-experiencia-fotografica-com-o-smartphone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.