O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como calcular e projetar escadas helicoidais

Como calcular e projetar escadas helicoidais

Como calcular e projetar escadas helicoidais
Como calcular e projetar escadas helicoidais, © Matheus Pereira
© Matheus Pereira

Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional. Podem também ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas. Atualmente os softwares BIM vem tornando esse processo muito mais simples, mas é sempre importante entender as restrições e alguns dos conceitos básicos para um desenho adequado.

As escadas helicoidais podem adotar diferentes configurações estruturais. As mais comuns têm um formato circular e contam com um mastro central onde são fixados os degraus.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Para o projeto, três fatores prinordiais devem ser levados em conta:

  • Quanto a escada deve vencer verticalmente, ou seja, a distância entre pisos;
  • Qual seu ângulo de rotação;
  • Qual o diâmetro dela.

É importante se ter claro onde a escada começará e onde ela chegará no pavimento superior, de acordo com os fluxos pensados em planta. Isso quer dizer calcular seu ângulo de rotação. Se achar necessário, há alguns aplicativos gratuitos na internet que ajudam no processo. Também é imprescindível, para cálculo dos degraus da escada, saber seu comprimento total, que em uma circunferência refere-se ao seu perímetro, para mensurar o número de degraus. É nessa hora que você terá que relembrar as aulas de matemática e aplicar algumas fórmulas. Para calcular o perímetro total, utilize a seguinte fórmula:

Perímetro (distância da escada helicoidal) = (π (Pi)  x raio x ângulo de rotação)/180)

© Matheus Pereira
© Matheus Pereira
© Matheus Pereira
© Matheus Pereira
© Matheus Pereira
© Matheus Pereira

No entanto, considerando que os degraus contam com formas irregulares (aproximando-se de cunhas) é importante definir uma porção para o cálculo dos pisos da escada. Convenciona-se que essa chamada linha útil, onde o usuário pisa, está a 2/3 do centro do raio.

A partir daí, pode-se adotar o mesmo método de uma escada convencional, como já mostramos nesse post. A única diferença é que você terá mais dificuldade de se adequar à fórmula de blondel, portanto utilize-a com uma tolerância um pouco mais alta.

Por exemplo, você tem uma distância de 3,00 m entre lajes, e o espaço para uma escada de 100 cm de raio. De acordo com a disposição no ambiente, sua escada começará no mesmo ponto onde acabará, ou seja, terá um ângulo de rotação de 360°. Inserindo os valores na fórmula acima, seu perímetro total será de 6,28 m.

Para encontrar a linha útil, calcule 2/3 do valor do perímetro da circunferência, chegando a um comprimento útil de 4,18 metros, onde as pessoas pisarão. Se tentarmos 15 degraus, teremos uma pisada de 27 cm e espelhos de 20 cm. Aplicando-se a lei de blondel, acabamos com 67, o que passaria um pouco para uma escada convencional. Em uma escada helicoidal, com as restrições, esse valor pode ser aceito. 

© Mark Cocksedge
© Mark Cocksedge

Lembre-se que um raio mínimo a ser considerado para escada helicoidal é de 70 centímetros. Mas sempre dê preferência para escadas com pelo menos 80 centímetros de raio. Atente-se também para a altura mínima de 2,15 metros entre os degraus e o teto ou os degraus superiores. 

Seguindo essas recomendações você pode ter mais autonomia ao propor uma escada helicoidal. Não tenha medo, solte sua criatividade e proponha uma escada interessante e funcional!

© Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito
Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Como calcular e projetar escadas helicoidais" 15 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896472/como-calcular-e-projetar-escadas-helicoidais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.