Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação

Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação
UCL East. ImageImage © Stanton Williams

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, revelou um novo projeto de 1,1 bilhão de libras para o East Bank junto ao Parque Olímpico Rainha Elizabeth, um investimento que deverá criar uma "nova área cultural, de educação, inovação e crescimento" na capital britânica. O projeto, alternativamente apelidado de "Olympicopolis", contém uma infinidade de propostas icônicas, incluindo o novo V&A East Museum projetado por DS + R, e uma mega estrutura cultural e educacional a ser desenvolvida por Allies & Morrison, O'Donnell + Tuomey e Josep Camps / Olga Felip Arquitectura.

Como parte da conferência de apresentação do projeto, o prefeito revelou novas imagens do Sadler's Wells, do London College of Fashion e do novo V&A Museum em parceria com o Instituto Smithsonian. O projeto também deverá abrigar a nova casa da Orquestra Sinfônica desenvolvida em parceria com a BBC. O empreendimento contará ainda com a construção de 600 novas unidades residenciais em todo a área, 50% das quais deverão ser comercializadas à preços acessíveis.

+ 12

University of the Arts, London. Imagem via Mayor of London

Grandes cidades definem-se tanto por suas conquistas quanto por suas ambições - O East Bank é o projeto mais ambicioso que essa cidade já viu nas últimas décadas. Cultura, inovação e crescimento são a nossa principal prioridade, e à medida que o centro de gravidade da cidade se desloca para o sentido leste, me orgulho de poder priorizar a cultura e a educação neste empreendimento, assim como foi no legado olímpico.
-Sadiq Khan, Prefeito de Londres

Sadler's Well. Imagem via Mayor of London

O projeto do East Bank deverá abranger ao todo três grandes terrenos diferentes. O novo Campus da University College London (UCL East) deverá trazer mais de 10 mil estudantes para a região. O Stratford Waterfront abrigará as novas estruturas da BBC, as quais serão palco de importantes eventos e criarão novas oportunidades para os jovens do leste de Londres, além é claro, da nova sede de um dos mais importantes museus do mundo, o Victoria & Albert, em parceria com o Instituto Smithsonian e inspirados no trabalho do estilista Balenciaga.

BBC Music building. Imagem via Mayor of London

O Stratford Waterfront também deverá sediar o novo projeto do Teatro Sadler's Wells além do London College of Fashion da UAL, enquanto a terceira porção do mega empreendimento, o Here East, abrigará o projeto do novo V&A East projetado pela DS + R e uma área para a University College London.

V&A. Imagem via Mayor of London

Nossa visão para o East Bank é aquela em que todos, independentemente de sua formação, poderão acessar tudo aquilo que há de melhor em termos de cultura e a educação. O East Bank é resultado de uma fantástica colaboração interdisciplinar entre umas das mais importantes instituições culturais do mundo, as quais deverão impulsionar o crescimento da região além de inspirar a população jovem de Londres a se engajarem em carreiras criativas, transformando os bairros do leste de Londres.
-Sadiq Khan, Prefeito de Londres

Pool Street West. Imagem via Mayor of London
Pool Street West atrium. Imagem via Mayor of London

A consulta pública do masterplan começará no próximo sábado, 9 de junho.

Via: The Mayor of London

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação" [New Design Unveiled of London's £1.1 Billion Olympicopolis, Including Projects by O'Donnell and Tuomey, Allies + Morrison and DS+R] 13 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895965/londres-divulga-projeto-de-11-pounds-bilhao-que-transformara-o-parque-olimpico-em-uma-area-de-cultura-e-inovacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.