Mecanoo projeta parque linear ao longo de ferrovia em Taiwan

O escritório Mecanoo divulgou imagens de seu projeto Taichung Green Corridor em Taiwan, um parque linear ao longo de uma extensa linha ferroviária de 1,7 km de comprimento que atravessa o centro da cidade. Outrora um valioso meio de conexão, a ferrovia atualmente age mais como uma barreira devido à sua implantação intrincada ao longo de um dique, impedindo a circulação.

O projeto visa reutilizar a linha férrea para conectar diferentes partes da cidade através de um corredor verde embasado na biodiversidade, ciclismo e caminhada. Durante todo o processo de projeto, o Mecanoo abordou fatores como a regeneração urbana, a participação pública, a preservação histórica e os recursos verdes e hídricos ao longo da orla do rio Green.

Mecanoo projeta parque linear ao longo de ferrovia em Taiwan - Mais Imagens+ 6

Cortesia de Mecanoo Architecten
Cortesia de Mecanoo Architecten

Em um esforço para manter o caráter histórico da região, o sistema de circulação do projeto se baseia no padrão de entroncamentos de linhas férreas, ao passo que rotas ramificadas ao longo da linha são uma referência visual à linguagem da infraestrutura ferroviária.

Para se tornar efetivamente um destino para os usuários, o projeto incluirá instalações públicas, como um jardim de hortaliças, equipamentos de ginástica de rua, playgrounds e um parque aquático. O programa proposto é, portanto, projetado para intensificar o uso da área como um ponto nodal para a comunidade local, além de funcionar como uma conexão com o centro de Taichung.

Cortesia de Mecanoo Architecten
Cortesia de Mecanoo Architecten

A Mecanoo trabalhou em colaboração com o escritório de paisagismo S.D Atelier e com os arquitetos e planeadores ARIA. Projetado em 2017, o projeto deve ser construído entre 2018 e 2019.

Cortesia de Mecanoo Architecten

Via: Mecanoo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Mecanoo projeta parque linear ao longo de ferrovia em Taiwan" [Mecanoo Designs Mile-Long Green Corridor Along Former Railway Line in Taiwan] 03 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895545/mecanoo-projeta-parque-linear-ao-longo-de-ferrovia-em-taiwan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.