O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Catalunha na Bienal de Veneza 2018: exposição "Dream and Nature" por RCR Arquitectes

Catalunha na Bienal de Veneza 2018: exposição "Dream and Nature" por RCR Arquitectes

Catalunha na Bienal de Veneza 2018: exposição "Dream and Nature" por RCR Arquitectes
Catalunha na Bienal de Veneza 2018: exposição "Dream and Nature" por RCR Arquitectes, © José Tomás Franco
© José Tomás Franco

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramón Vilalta, vencedores do Prêmio Pritzker 2017, estão presentes na Bienal de Veneza 2018 com o projeto "Dream and Nature" [Sonho e Natureza], representante da Catalunha, com co-curadoria da jornalista Pati Núñez e do arquiteto Estel Ortega.

Como parte dos eventos paralelos da Bienal, a instalação apresenta as pesquisas, ideias e sonhos por trás de seu projeto de reconversão de La Vila, no Vall de Bianya (Girona):

O objetivo é que quem visita o espaço sinta um imenso desejo de conhecer La Vila, além de perceber a força da natureza, uma força que pode transformá-lo. Gostaríamos de tornar El Sueño uma experiência muito sensorial.

© Giuseppe Dall'Arche © Giuseppe Dall'Arche © José Tomás Franco © Giuseppe Dall'Arche + 19

© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche

Descrição pela equipe. Natureza e história é o lugar físico escolhido para desenvolver um espaço de pensamento e experimentação que busca rever a relação do ser humano com o mundo. Este espaço físico está localizado na fazenda de La Vila, no Vall de Bianya, cercado por floresta, água, plantações... Neste ambiente, a pesquisa não é entendida como um fenômeno isolado, mas como uma relação de contato direto com o que é explorado. É um projeto criativo, experimental, em contínua evolução.

© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche

O sonho de La Vila é o de uma arquitetura livre, nua, autêntica, de emoção e essência. A paisagem de Olot como laboratório experimental de arquitetura. Vila implica descobrir uma nova realidade que, na forma de uma nebulosa, é apresentada com um ritmo lento, no qual as ideias se encaixam, mas também paisagens, imagens, desenhos e palavras. Representa a busca de uma arquitetura que permite construir um mundo totalmente genuíno de relações e sinergias sem precedentes, com a emoção de ser descoberto.

© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche
© Anna Bosch
© Anna Bosch

Acessando um lugar quase secreto, desconcertante, e antes de alcançar o sonho, devemos superar uma primeira fase: o limiar. Este busca transmitir a sensação de entrar pouco a pouco num espaço desmaterializado em que o visitante não sabe onde está, como se caísse num sono leve. É um momento intermediário, muito dinâmico, onde o conteúdo se refere ao trabalho anterior do RCR Arquitectes e constitui uma apresentação e uma síntese de sua carreira.

© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche

Então vem o Sonho: representa o estágio mais profundo do sono. Uma caverna de luzes e movimento, com uma concepção espacial fragmentada e quase misteriosa, onde o material é apresentado exclusivamente a partir do projeto La Vila. A Vila como fim e como meio, como obra inacabada de construção e vida. E essa mesma interpretação do mundo íntimo do RCR, sua força e sua sensualidade, é levada ao extremo para que o visitante se mova à vontade pelo espaço e tenha a possibilidade de construir sua própria experiência. Como nos sonhos.

© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche

Toda essa concepção filosófica profunda é definida como Geografia dos Sonhos, e é representada através de lupas que distorcem a realidade, que refletem o mundo e ao mesmo tempo o fragmentam, que o aproximam e o afastam, num jogo que confunde, surpreende, envolve e, no final, faz o visitante refletir. Essa é a intenção do RCR: transferir para Veneza a experiência de La Vila, uma utopia da construção.

© Anna Bosch
© Anna Bosch
© Giuseppe Dall'Arche
© Giuseppe Dall'Arche

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Catalunha na Bienal de Veneza 2018: exposição "Dream and Nature" por RCR Arquitectes" [Cataluña en la Bienal de Venecia 2018: exhibición 'Dream and Nature' de RCR Arquitectes] 30 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895284/catalunha-na-bienal-de-veneza-2018-exposicao-dream-and-nature-por-rcr-arquitectes> ISSN 0719-8906