A cidade de Portland aprova o primeiro projeto de arranha-céu de madeira dos Estados Unidos

O primeiro arranha-céu de madeira dos Estados Unidos (concebido pela Emporis Building Standards como um edifício de 35-100 metros, ou entre 12 e 40 pavimentos) acaba de ser aprovado pelas autoridades locais de Portland. Localizado no centro da cidade, em Oregon, o edifício conhecido como "Framework" deverá atingir uma altura total de 40 metros e 12 pavimentos, abrindo uma nova perspectiva para a indústria de construção civil nos EUA.

A cidade de Portland aprova o primeiro projeto de arranha-céu de madeira dos Estados Unidos - Mais Imagens+ 7

Cortesia de LEVER Architecture

A concessão da licença de construção nos Estados Unidos segue um rigoroso processo baseado no desempenho da estrutura quanto aos sistemas de incêndio, acústico e estrutural. Durante o ano de 2016 foram realizados diversos testes para certificar que o projeto atenderia a todos os recursos de segurança necessários para a aprovação. Os resultados dos testes mostraram que os edifícios construídos com madeira, incluindo madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada (Glulam), podem atender e, em alguns casos, até superar os padrões normais de segurança contra incêndio.

Cortesia de LEVER Architecture

"O anuncio da aprovação do projeto é um momento de rara felicidade para nós que trabalhamos para fazer o Framework possível, demonstrando a viabilidade do uso da madeira na construção de edifícios em altura nos EUA”, disse Anyeley Hallova, responsável pelo projeto. “Com o caminho aberto para o início da construção, o Framework deverá incentivar a industria da construção civil em madeira em todas as escalas, atraindo novos investimentos na área além da criação de novos empregos.”

Cortesia de KPFF Consulting Engineers
Cortesia de LEVER Architecture

O Framework abrigará um amplo programa de uso misto, incluindo mais de 3.900 metros quadrados de área residencial dividida em três tipologias: unidades estúdio, de um e dois quartos. Espaços para escritórios ocuparão a área total de cinco pavimentos do edifício, enquanto no térreo, mais de 800 metros quadrados de áreas comerciais deverão atrair um grande numero de visitantes. Outros elementos que vale a pena destacar são: um terraço na cobertura além de 102 vagas de estacionamento de bicicletas para incentivar sistemas de transporte alternativos e sustentáveis.

Cortesia de LEVER Architecture

“As inovações que o Edifício Framework está proporcionando para a indústria da construção civil em madeira ajudarão a transformar a maneira como se constrói edifícios em altura nos EUA ao longo os próximos anos”, comentou Steve Lovett, CEO da Softwood Lumber Board, uma organização da indústria madeireira que contribuiu com US$ 1 milhão durante a fase de pesquisa e desenvolvimento do projeto como parte do Concurso do US High Wood Building, no qual o Framework foi o grande vencedor.

“Os modernos sistemas de construção em madeira estão criando novas demandas que tendem a aumentar a produção e consequentemente, o investimento no mercado, o que é favorece tanto o meio ambiente como as comunidades rurais”.

Cortesia de LEVER Architecture

A cidade de Portland está direcionando a industria da construção para um novo caminho, aprimorando novas técnicas de construção de madeira nos Estados Unidos - a estrutura de madeira mais alta dos EUA, a Carbon12, recentemente foi concluída na cidade da costa oeste.

Saiba mais sobre o Framework na página oficial do projeto, aqui.

Cortesia de LEVER Architecture
  • Arquitetos

  • Localização

    430 NW 10th Ave, Portland, OR 97209, Estados Unidos
  • Reponsáveál

    Thomas Robinson
  • Arquiteto de projeto

    Doug Sheets
  • Diretor de projeto

    Jonathan Heppner
  • Proprietário

    The Framework Project, LLC
  • Proprietário do terreno

    Beneficial State Bancorp
  • Equipe de desenvolvimento

    project^
  • Engenharia civil e estrutural

    KPFF Consulting Engineers
  • Assistente de projeto em madeira

    StructureCraft Builders Inc.
  • Complementares

    PAE Consulting Engineers
  • Investidor/ Habitação Social

    Home Forward
  • Incêndio & Aústica

    ARUP
  • Construtora

    Walsh Construction
  • Paisagismo

    2.ink Studio
  • Área do terreno

    930 m2 (1/4 quadra)
  • Habitação Social

    3.900 m2
  • Escritórios

    3.600 m2
  • Lojas/ Térreo

    830 m2
  • Área

    8.300 m2
  • Fotografias

    Courtesy of LEVER Architecture, Courtesy of KPFF Consulting Engineers

Proposals for Portland, New York Win US Tall Wood Building Prize

US Secretary of Agriculture Tom Vilsack, in partnership with the Softwood Lumber Board and the Binational Softwood Lumber Council, has announced the winners of the US Tall Wood Building Prize Competition. The two winning projects-Framework, by Framework, LLC, and 475 West 18th, by 130-134 Holdings LLC-will each receive $1.5 million in funding for their development in Portland and New York, respectively.

PATH Architecture's Catalytic Condominium in Portland is the Tallest Timber Building in the US

Continuing the ever-increasing growth of timber construction architecture in North America and around the world, Carbon12's recent topping out has resulted in its newly achieved status as the tallest mass timber building in the United States.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:430 NW 10th Ave, Portland, OR 97209, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "A cidade de Portland aprova o primeiro projeto de arranha-céu de madeira dos Estados Unidos" [The United States' First Mass-Timber Highrise Receives Planning Permission] 31 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895224/a-cidade-de-portland-aprova-o-primeiro-projeto-de-arranha-ceu-de-madeira-dos-estados-unidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.