Conheça os três primeiros lugares do Concurso Pabellón CEMEX 2018

O concurso Pabellón CEMEX 2018 nasceu como um esforço para dar oportunidade e voz à comunidade estudantil de Guadalajara a expressar suas aspirações, interesses, inquietudes e críticas sobre o ofício através de uma intervenção para o pátio de uma residência patrimonial no centro histórico da cidade que funciona como oficina e centro cultural.

Com o apoio da CEMEX e da bolsa de estudos arq. Mareclo Zambrano, convocou-se a primeira edição do concurso Pabellón CEMEX 2018. Dirigida à comunidade estudantil da Região Metropolitana de Guadalajara, os participantes foram convidados a intervir em uma propriedade de valor patrimonial na primeira praça da cidade, buscando dar uma nova voz aos estudantes para que expressem suas preocupações e paixões sobre o ofício em uma obra construída que envolvia aproximá-los da prática profissional.

Os participantes foram incumbidos de desenvolver um pavilhão que significaria um manifesto pessoal e uma obra prima, mantendo um diálogo com a pré-existência e o usuário. As propostas apresentadas foram avaliadas em 18 de maio por empresas de arquitetura com abrangência internacional, tais como:

Juan Carral / JC arquitectura
Salvador Reyes / Reyes Ríos + Larraín Studio
Marcela González / OFICIO Taller
Carlos Bedoya / PRODUCTORA

Sob os critérios de viabilidade de realização, finalidade do pavilhão, interação com o espaço e com o usuário, o júri elegeu dentre os projetos de mais de 90 participantes um vencedor e dois segundos lugares, além de premiar duas menções honrosas.

Primeiro lugar

Quantos espaços cabem no mesmo lugar? / Isaac Solís Rosas, Christian Paul Pilaluisa E / Universidade de Guadalajara

O júri destacou a experiência formal desafiadora que gera com o usuário e o espaço, introduzindo um elemento estranho ao pátio, isolando-o do céu e culminando com uma janela ao mesmo tempo em um exercício de diálogo e descontextualização.

Segundo lugar

Pavilhão CEMEX / Carlos Peña Martin del Campo, Álvaro Núñez Igartua / ITESO

O júri elogiou a contundência sugerida e sensorial da proposta, destacando a relação de sua materialidade ao longo do tempo com a história da construção de Jalisco e sua capacidade de se tornar um marco urbano.

Segundo Lugar

Escadas / Verónica Moreno Jiménez, León Felipe Muñoz Márquez / Universidad de Guadalajara

O júri decidiu conceder um empate no segundo lugar, aplaudindo o caráter desmontável e polivalente da intervenção, considerando sua relação com os usos do centro cultural e as relações de escala geradas através da escada.

O projeto vencedor será inaugurado na sexta-feira, dia 1º de junho, às 19h00. nas instalações da Casa Pajarito: Calle Independencia 729, Zona Centro, 44100 Guadalajara, Jal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Conheça os três primeiros lugares do Concurso Pabellón CEMEX 2018" [Conoce a los tres primeros lugares del Concurso Pabellón CEMEX 2018] 26 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895161/conheca-os-tres-primeiros-lugares-do-concurso-pabellon-cemex-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.