Mesquita projetada por X-Architects pretende ser o "coração da comunidade" em Abu Dhabi

O escritório X-Architects, de Dubai, se inspirou na herança cultural e arquitetônica do Islã em seu novo projeto - a Mesquita Revelação - um edifício de 2.500 metros quadrados que pretende se tornar um novo "coração do bairro" em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Ao criar um vazio urbano generoso em meio a um contexto de alto gabarito e densidade, a proposta oferece uma fuga imersiva da vida cotidiana, onde o público - independentemente da religião - pode se reunir, se comunicar e interagir uns com os outros.

Mesquita projetada por X-Architects pretende ser o coração da comunidade em Abu Dhabi - Mais Imagens+ 11

Cortesia de X-Architects

O desenho da grande cúpula assimétrica tem três funções principais. Em sua forma, ele faz referência às tipologias tradicionais da Mesquita e simboliza o Jabal Al Noor, uma montanha espiritual onde se diz que o Alcorão foi revelado. Seu plano simples maximiza o espaço público no nível da rua, com o objetivo de atrair visitantes e apontar na direção de Qibla para a oração, enquanto a fachada espiral escalonada inunda os interiores com um brilho suave de luz difusa. Uma característica da água envolve a frente da cúpula enquanto o Minaret se eleva organicamente às suas costas, enfatizando o conceito de um oásis urbano onde o arquiteto espera que o edifício possa “conectar a terra com o céu”.

Cortesia de X-Architects
Cortesia de X-Architects
Cortesia de X-Architects

O espaço principal de oração tem qualidades distintas que lembram uma caverna, com paredes de concreto irregulares texturizadas, e essa imagem da caverna continua com as entradas públicas esculpidas na fachada em pontos estratégicos, “para gerar um espaço público social ativo em meio ao denso tecido urbano”. Uma passarela dá acesso à cúpula principal sobre a topografia recuada, que cria um anfiteatro sombreado; todas as decisões foram tomadas para maximizar o potencial de interação social no exterior, mantendo um ambiente interior tranquilo para orações. 

Cortesia de X-Architects

Especializado na fusão da cultura árabe com o design moderno, o escritório X-Architects realiza pesquisas que apoiam a sensibilidade contextual apresentada em seu trabalho. O grupo tem vários projetos atualmente em construção, e a Mesquita Revelação deverá ser iniciada em breve.

Cortesia de X-Architects
Cortesia de X-Architects
  • Arquitetos

  • Equipe de projeto

    Ahmed Al-Ali, Farid Esmaeil, Cristian Vivas, Marija Krsmanovic, Piyush Bajpai, Yazeed Obeid, Samar Halloum, Abdullah Bashir, Nazish Khushrudin, Mina Eldaba, Staffan Svensson, Micro Urban, Hala Al Juboori, Emerson Angeles
  • Área

    2517,8 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Dobbins, Tom. "Mesquita projetada por X-Architects pretende ser o "coração da comunidade" em Abu Dhabi" [X-Architects' Proposed Urban Mosque Hopes to Form a New "Heart of the Neighbourhood" in Abu Dhabi] 27 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894920/mesquita-projetada-por-x-architects-pretende-ser-o-coracao-da-comunidade-em-abu-dhabi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.