Pavilhão do Canadá na Bienal de Veneza 2018 explora sua própria arquitetura e restauro

Como parte da cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos a proposta para o Pavilhão Canadense. Abaixo, os participantes descrevem sua contribuição com suas próprias palavras.

Quase sessenta anos depois de sua inauguração, tendo recebido inúmeras exposições com o trabalho de alguns dos artistas e arquitetos mais importantes do país, o Pavilhão do Canadá em Veneza está passando por uma grande reforma. O histórico edifício é um dos marcos arquitetônicos dos Jardins da Bienal, o tradicional espaço expositivo das Bienais de Arte e Arquitetura de Veneza.

As obras de restauro, suspensas durante a 57ª Exposição Internacional de Arte (2017), foram retomadas após o encerramento do evento e da remoção da instalação de Geoffrey Farmer, “A way out of the mirror”. O projeto de restauro, iniciado pela Galeria Nacional do Canadá em 2014, está sendo dirigido pelo arquiteto milanês Alberico Barbiano di Belgiojoso, filho de um dos sócios do escritório de arquitetura BBPR (Banfi, Belgiojoso, Peressutti, Rogers), em estreita colaboração com o arquiteto venezuelano Troels Bruun, do M+B Studio, e o arquiteto canadense Gordon Filewych, do onebadant. Seguindo o projeto original do BBPR de 1957 e alguns pequenos ajustes funcionais, o Pavilhão do Canadá será oficialmente inaugurado no dia 26 de maio de 2018 durante a 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, no dia que o edifício completará seu 60º aniversário.

Pavilhão do Canadá, 1957 ou 1958. Photo: NGC

A arquiteta paisagista canadense, Cornelia Hahn Oberlander, vencedora do prêmio "Order of Canada", e Bryce Gauthier, da Enns Gauthier Landscape Architects, também estão trabalhando em parceria com a Bienal de Veneza e o Superintendente de Arquitetura para a Bienal de Veneza no projeto de reforma e adaptação do paisagismo do Pavilhão. O projeto foi desenvolvido e financiado com o apoio da Bienal dentro de um contexto mais amplo de restauro e reforma das estruturas dos Jardins históricos da cidade de Veneza iniciado a mais de cinco anos, em 2013. Foram construídos outros caminhos nos Jardins da Bienal, com uma nova passagem por trás do Pavilhão do Canadá até uma plataforma com vista para a Laguna de Veneza, um novo espaço para a realização de performances e intervenções artísticas.

Pavilhão do Canadá, 1957 ou 1958. Photo: NGC

Durante a Bienal deste ano, o Pavilhão do Canadá receberá a exposição intitulada de “Canada Builds/Rebuilds a Pavilion in Venice”, a qual oferecerá um panorama completo do projeto do pavilhão, quando um dos mais importantes escritórios de arquitetura da Itália do pós-guerra foi contratado pela National Gallery do Canadá para projetar e construir o pavilhão do país nos Jardins da Bienal. A exposição também explora em detalhe o projeto modernista do edifício, bem como as mais importantes exposições que o edifício abrigou ao longo de seus sessenta anos de existência.

Restauro do Pavilhão do Canadá, Primavera de 2017, National Gallery of Canada, Ottawa. Photo: Francesco Barasciutti
Restauro do Pavilhão do Canadá, Primavera de 2017, National Gallery of Canada, Ottawa. Photo: Francesco Barasciutti

Organizada pela National Gallery do Canadá e sob a direção curatorial de Réjean Legault, professor associado na École de design da Université du Québec à Montréal e ex-diretor do Centro de Estudos do Canadian Centre for Architecture, a exposição faz parte de uma projeto maior que inclui a publicação de um documentário, (com lançamento previsto para janeiro de 2019), e vídeos com entrevistas exclusivas com todos os envolvidos neste importante projeto de restauro. Em formatos de curta-metragem, os vídeos serão produzidos em colaboração com o National Film Board of Canada. O projeto de restauro foi financiado pela National Gallery of Canada e pela Secretary of the Society for the Study of Architecture do Canadá, em nome de Reesa Greenberg. O projeto foi facilitado pela colaboração excepcional da Bienal de Veneza, do Superintendente de Arquitetura da cidade, do Royal Architectural Institute do Canadá e do Ministério das Relações Exteriores do Canadá.

Pavilhão do Canadá, 1957 ou 1958. Photo: NGC
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão do Canadá na Bienal de Veneza 2018 explora sua própria arquitetura e restauro" [Canada Pavilion at 2018 Venice Biennale to Examine Architecture & Restoration of the Canada Pavilion] 21 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894615/pavilhao-do-canada-na-bienal-de-veneza-2018-explora-sua-propria-arquitetura-e-restauro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.