Pavilhão do Egito na Bienal de Veneza 2018 explora tema dos mercados urbanos

Como parte de nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018, apresentamos a proposta para o Pavilhão do Egito. A seguir, os participantes descrevem sua contribuição.

O pavilhão egípcio, com curadoria dos arquitetos Islam El Mashtooly e Mouaz Abouzaid, e do professor de arquitetura Cristiano Luchetti, propõe o tema do redesenvolvimento e estratégias de requalificação de espaços comerciais espontâneos em todo o país. O fenômeno do comércio "livre", não estruturado, muitas vezes abusivo e ilegal é predominante em muitas áreas urbanas e suburbanas. O souk tradicional não está mais confinado a ruas estreitas e espaços intersticiais do tecido histórico. De fato, o espaço do comércio estende seus tentáculos sem problemas ao longo das linhas de fluxos urbanos sem qualquer regra aparente. O projeto para o pavilhão se concentra nessas espacialidades estratégicas, mas também em seu conteúdo. O comércio de Roba Becciah é uma grande parte de todas as atividades do mercado. Os itens em desuso produzidos e descartados pelas sociedades consumistas são primeiro coletados e depois empilhados em grandes áreas para criar enclaves monofuncionais para fins comerciais futuros. Roba Becciah representa para os curadores uma importante metáfora da condição antropológico-urbana do mundo contemporâneo.

Por isso, o projeto do “mercado urbano” busca repensar o papel do “espaço livre” dentro do denso tecido morfológico e social da cidade. Trata-se de uma proposta que visa a atualização e “governança” de grandes áreas urbanas permitindo um "uso livre” que contribui para uma melhor vida das metrópoles contemporâneas.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão do Egito na Bienal de Veneza 2018 explora tema dos mercados urbanos" [Egyptian Pavilion at Venice Biennale to Explore How Urban Markets Are Redefining the Concept of "Free Space"] 18 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894531/pavilhao-do-egito-na-bienal-de-veneza-2018-explora-tema-dos-mercados-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.