Proposta do DF para reconstrução do Eixão Sul é barrada pelo Iphan por ferir tombamento de Brasília

A Superintendência do Iphan no Distrito Federal não aprovou o projeto apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF para a reconstrução do trecho do Eixão Sul que desabou em fevereiro deste ano, soterrando dois carros e as mesas de um restaurante.

O órgão responsável pelo patrimônio artístico e cultural do Brasil barrou a proposta alegando que o projeto do DER-DF/Novacap "altera fortemente a arquitetura original e compromete a integridade arquitetônica e urbanística e, por extensão, do conjunto da Plataforma Rodoviária e sistema viário complementar."

Desenho que mostra diferença entre viaduto original e de novo projeto do GDF; parte em vermelho é o "excesso" apontado pelo Iphan. Imagem: Reprodução

Segundo o laudo do Iphan, o maior problema da proposta apresentada é o tamanho dos pilares, muito maiores que os do projeto original. Após consultar a Universidade de Brasília, o Instituto recomendou ao DF que diminua "ao máximo possível" as dimensões dos apoios de concreto.

"Durante reunião com representantes do GDF, do DER e da Novacap, ficou definido um novo encontro para ainda esta semana para debater nova proposta que inclua, também, a questão da ambiência da área. Um dos objetivos do Iphan é garantir a gestão compartilhada do Conjunto Urbano de Brasília, visando a preservação do bem tombado e a segurança da população", afirmou o Iphan.

Projeto original do viaduto, em ilustração feita pelo GDF. Imagem: Reprodução
Como iria ficar o pilar do viaduto, de acordo com projeto do GDF, barrado pelo Iphan. Imagem: Reprodução

Tombada pelo Iphan em nível nacional, Brasília é também tombada pela UNESCO, o que faz da capital patrimônio mundial.

Trecho do Eixão Sul desaba no centro de Brasília

Parte do Eixão Sul, na região central de Brasília, desabou esta manhã. Duas das três pistas que seguem no sentido norte entraram em colapso e despencaram na altura da Galeria dos Estados, cerca de um quilômetro da rodoviária do Plano Piloto.

Fonte: G1

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Proposta do DF para reconstrução do Eixão Sul é barrada pelo Iphan por ferir tombamento de Brasília" 11 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894243/proposta-do-df-para-reconstrucao-do-eixao-sul-e-barrada-pelo-iphan-por-ferir-tombamento-de-brasilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.