O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Uma dança na casa-estúdio de Luis Barragán

Uma dança na casa-estúdio de Luis Barragán

Uma dança na casa-estúdio de Luis Barragán
Uma dança na casa-estúdio de Luis Barragán, via NOWNESS
via NOWNESS

Dancing through the Architecture of Luis Barragán é um vídeo que registra a dança de corpos e a experiência do espaço da Casa-Estúdio de Luis Barragán, localizada na Cidade do México e famosa por seus pátios, jardins e misticismo característicos da obra do arquiteto mexicano. O vídeo é dirigido por Andrés Arochi, que comenta: 

Quando começamos a gravar, a magia começou a acontecer. A luz irrompeu pela janela e os corpos dos dançarinos começaram a fluir de forma inesperada. 

Esta não é a primeira vez que obras icônicas de arquitetura servem de cenário para corpos dançantes, fazendo-nos lembrar da profunda relação entre estas duas artes. Exercícios como este nos recordam que a arquitetura não é simplesmente um conjunto de massas de concreto, aço e vidro que serve para resguardar o indivíduo, mas também um conjunto de ações, momentos e movimentos que dão sentido ao lugar, como afirma a filósofa espanhola Marina Garcés:

O corpo já não é aquilo que está e nos prende ao lugar, mas é a condição para todo o lugar. É o ponto zero de todas as espacialidades que podemos experienciar e, por sua vez, de todos os vínculos que nos constituem material e psiquicamente. 
Garcés, Marina. Filosofía Inacabada. Cuerpo y Pensamiento. 

A verdadeira obra arquitetônica é um exercício permanente de construção que se estrutura a partir de como nos movemos no mundo e de todos os encontros que habitam os espaços, tal qual a dança. Toda obra arquitetônica acolhe cotidianamente coreografias que falam dos usos e provocações; basta que ela contenha um grau significativo de experimentação para nos darmos conta de que o corpo está implicado no espaço de forma sensível e racional. 

Este vídeo foi originalmente publicado na NOWNESS.

Cita: Arellano, Mónica. "Uma dança na casa-estúdio de Luis Barragán" [La danza de la Casa-Estudio de Luis Barragán] 06 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893636/uma-danca-na-casa-estudio-de-luis-barragan> ISSN 0719-8906