O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Filme sobre Brasília estreia em festivais europeus de cinema e arquitetura

Filme sobre Brasília estreia em festivais europeus de cinema e arquitetura

Filme sobre Brasília estreia em festivais europeus de cinema e arquitetura
Filme sobre Brasília estreia em festivais europeus de cinema e arquitetura, © Joana França
© Joana França

Uma das heranças do Modernismo no mundo, como a arquitetura e o urbanismo de Brasília influenciam a vida de quem vive na capital do Brasil? Este é o tema do documentário O Corpo e a Cidade Modernista, que estreia com duas exibições na Europa: no dia 8 de maio, no Festival de Arquitetura de Copenhagen (CAFx), Dinamarca; e no dia 10 de junho, no Arquiteturas Film Festival, em Portugal.

O filme dirigido por Pedro Rodolpho, cineasta goiano formado em Arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB), foi criado em parceria com a UnBTV e representa o país em um dos mais importantes eventos de arquitetura e cinema do mundo. “A Dinamarca, e Copenhagen em especial, é uma das principais referências de Arquitetura no mundo. Arquitetura é um campo essencial por lá, inclusive como matriz econômica e vetor de atração de turismo. O CAFx, em especial, é um dos principais festivais de Arquitetura e Cinema de Arquitetura do mundo, então é uma grande honra ter a estreia mundial do filme por lá”, conta Rodolpho.

Ao longo de 40 minutos, o documentário reúne conversas com moradores da cidade e registros históricos que traçam o caminho para reflexões sobre a influência do urbanismo de Brasília no dia a dia de quem vive e trabalha - inclusive sobre a influência da predominância do automóvel como meio de transporte e um olhar para regiões fora do eixo monumental, área central do projeto de Lúcio Costa. "É uma abordagem sobre Brasília além dos cartões postais; mas de como a cidade é vista e vivenciada por seus moradores”, explica.

PRODUÇÃO 

“O Corpo e a Cidade Modernista” foi produzido como parte das atividades de formação da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da UnB. No curso, os estudantes desenvolvem projetos que exploram temas teóricos no campo da Arquitetura e do Urbanismo. E foi nesse contexto que documentário nasceu, se tornando um trabalho pioneiro a usar o cinema como meio de reflexão sobre os espaços. 

O filme foi desenvolvido em parceria com o canal universitário UnBTV, que em breve exibirá o documentário na programação após a exibição em festivais e salas de cinema.

Acompanhe as novidades sobre o documentário aqui.

© Joana França
© Joana França
Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Filme sobre Brasília estreia em festivais europeus de cinema e arquitetura" 30 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893323/filme-sobre-brasilia-estreia-em-festivais-europeus-de-cinema-e-arquitetura> ISSN 0719-8906