Daniel Libeskind fala sobre a poética da memória e o tempo na arquitetura

No mais recente vídeo do PLANE-SITE da série Time-Space-Existence, Daniel Libeskind descreve seu trabalho em relação à citação de Shakespeare de que "o tempo está fora do comum". Tecendo a partir de sua filosofia sobre tempo, memória e arquitetura, Libeskind discute seus trabalhos seminais como o Museu Judaico de Berlim e o masterplan do Marco Zero. Essas ideias serão transferidas para seu novo projeto chamado Facing Gaia, uma escultura arquitetônica localizada em Giardini Marinaressa, que explora as conexões entre clima, tempo, espaço e existência.

Daniel Libeskind fala sobre a poética da memória e o tempo na arquitetura - Mais Imagens+ 7

Croqui de Facing Gaia. Imagem © Studio Libeskind

Feito em colaboração com a GAA Foundation, o ECC e o GRIP Metal, Facing Gaia é uma reminiscência de formas antigas, seu centro é uma lâmina de espelho convexo ligada à sua estrutura de aço com a tecnologia pioneira da GRIP Metal. A superfície reflexiva do espelho marca a tensão, a "articulação" entre o finito e o infinito, cujo nome tem suas origens na ideia de que Gaia (a Terra viva) está em um momento de crise.

Render de Facing Gaia. Imagem © Studio Libeskind

“A Bienal é uma importante oportunidade para explorar o significado e a metáfora no espaço e na forma arquitetônica”, descreve Libeskind. “Neste momento, a própria ideia da existência humana está em questão. Qual é o futuro da tecnologia? Natureza? Humanidade? Enfrentar Gaia se concentra na tensão dessas relações, ao mesmo tempo em que convida perguntas abertas e interação."

Museu Judaico de Berlim. Imagem © Hufton + Corvo
Museu de Arte de Denver. Imagem © Alex Fradkin
Mons International Cogress Xperience. Imagem © Georges de Kinder

Via: PLANE-SITE.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Shen, Yiling. "Daniel Libeskind fala sobre a poética da memória e o tempo na arquitetura" [Daniel Libeskind On the Poetics of Memory and Time in Architecture] 21 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892832/daniel-libeskind-fala-sobre-a-poetica-da-memoria-e-o-tempo-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.