
eVolo Magazine anunciou os vencedores do concurso 2018 Skyscraper. Agora em seu 13º ano, o prêmio anual foi criado para reconhecer “ideias visionárias para a construção de projetos [arranha-céus] que através do uso inovador de tecnologia, materiais, programas, estética e organizações espaciais desafiam a maneira como entendemos arquitetura e sua relação com os ambientes naturais e construídos ”.
Este ano, 3 vencedores e 27 menções honrosas foram selecionados de um total de 526 inscritos. Entre os vencedores deste ano estão um arranha-céu dobrável inspirado no origami, um prédio urbano para a agricultura de arroz e um protótipo para o alojamento vertical em áreas danificadas por incêndios florestais.
1º lugar
Skyshelter.zip: Foldable Skyscraper for Disaster Zones / Damian Granosik, Jakub Kulisa, Piotr Pańczyk
Mais e mais desastres naturais acontecem anualmente em todo o mundo. Quando se lida com forças tão poderosas, os meios padrão de gerenciamento de crises geralmente se mostram ineficientes. Se uma determinada região é atingida por terremoto, inundação ou furacão - a ajuda precisa chegar rapidamente. Geralmente, isso é mais fácil de ser dito do que feito, já que danos à infraestrutura de transporte ou à localização remota podem tornar isso extremamente difícil.
O Skyshelter.zip tenta resolver esses problemas propondo uma estrutura que, embora ofereça grande superfície, seja compacta, fácil de transportar em qualquer lugar e possa ser implantada com um mínimo de tempo e requisitos de mão-de-obra. Destina-se a servir como um hub multiuso para qualquer operação de alívio.
2º lugar
Shinto Shrine / Urban Rice Farming Skyscraper / Tony Leung

O objetivo desta proposta é restaurar as interações tradicionais entre o Jinja (templo xintoísta japonês) e a população local ao reterritorializar um canto urbano movimentado em Ginza, Tóquio, com um complexo de agricultura de arroz Jinja verticalmente organizado.
No passado, Jinja e cultivo de arroz eram o centro da economia japonesa. O campo de arroz e o complexo de Jinja também serviram como centros de interação diária. Muitos Jinja locais não apenas abrigavam os Kami (divindades) relevantes, mas também serviam como um depósito para as colheitas. Além disso, o maior festival comunal, Matsuri, aconteceu durante a semeadura de primavera e a colheita de outono.
À medida que as cidades se expandem, tanto a plantação de arroz quanto a Jinja permanecem à sombra das vidas urbanas. O complexo Jinja é ofuscado por modernos arranha-céus. No entanto, mais de dois séculos atrás, de acordo com alguns manuscritos antigos, o Santuário de Izumo foi dito estar atingindo 96m acima do solo, ou seja, uma origem histórica de skyscraping Jinja. Por outro lado, o desenvolvimento recente da tecnologia de cultivo hidropônico possibilita o cultivo vertical de arroz. O telhado inclinado de um Jinja pode ser convertido em um campo de arroz em degraus, o que está de acordo com a idéia tradicional de usar material de cobertura orgânica na construção Jinja.
3º lugar
Waria Lemuy: Fire Prevention Skyscraper / Claudio C. Araya Arias

Os incêndios florestais são um dos maiores agentes de degradação dos ecossistemas no mundo. Embora o fogo seja parte da dinâmica natural de alguns habitats, grandes perturbações causam uma deterioração de suas funcionalidades. O fogo modifica os ciclos biogeoquímicos, produz mudanças na vegetação, no solo, na fauna, nos processos hidrológicos e geomorfológicos, na qualidade da água e até mesmo na composição da atmosfera. Cada um desses elementos coloca em risco não apenas a geografia existente, mas também ameaça diretamente os centros populacionais, colocando em risco a vida das pessoas, seus bens, infraestrutura, entre outras coisas.
A proposta visa uma nova forma de habitar o território, através de um sistema de edificações em altura, evitando os problemas do modelo de assentamento. A recuperação é uma reconstrução para uma nova perspectiva, recuperar a conservação e a conservação da biodiversidade, através de um sistema que previne e mitiga futuras catástrofes, através de um processo de renovação que permite conviver com uma geografia e o território.
Menções Honrosas
Levitated Broadway – Los Angeles / Kaiyu Xi, Fan Wu

Sand Dam Anti-desertification Skyscraper / Jiangchen Hu, Yining Bei, Xiayu Zhao, Mingwen Zhang

The Urban Lung: Timber Skyscraper / Ryan Gormley

Saltscraper in India / Kartik Misra, Krishan Sharma, Dewesh Agrawal, Kritika Kharbanda

Civilization 0.000: Floating Power Station / Dimo Ivanov

Manhattan of the Desert / Estelle Filliat, Charlotte Ferreux, Duc Truong, Elias Vogel

Ever-changing Skyscraper for Post-capitalism World / Ngai Hang WU, Han-Hsun, Hsieh, Man Nguyen

River Square: Water Purification Skyscraper in India / Kang Tae Hwan, Kim Min Jeong, Yun Seo Jun, Lee Se Won

Revealing the Boundries / Jun Ho Han, Yungi Jung

Vapolator: Seawater Extraction Skyscraper / Seunghwan Jung, Ryeojin Jeon

Synctopia: Air Purification Skyscraper for Tehran / Golnaz Mayel Afshar, Faranak Momeni Azandaryani

LAX 2.0: The Vertical Airport / Jonathan Ortega

Vertical Cemetery / GuoChao Deng, QingMing Xiao, Yuan Feng, Liwei Shen, Qin Xiong

Icemill Skyscraper: Pure Water for Global Sustainability / Katarzyna Przybyła

Project 1111: Sustainable Vertical City / Philip Nikandrov, Stepan Kukharskiy, Aleksandr Muraviev, Ivan Mylnikov, Vadim Zamula, Vladimir Travush

Manhattan Ridge: Affordable Housing for Commuters / Zhenjia Wang, Xiayi Li

City Rehab – Detroit / Yassin Nour Al-tubor, Fawzi Bata, Boran Al-Amro, Yazeed Balqar

Volcanic Tower / Chunyang Li, Shuai Yang, Zhenhang Zhao, Ruize Xiao, Yuequn Wang

Hong Kong 2.0 / Huy Bui, Howard Mack

Amman Living Quary / Baraa Kawasmi, Amal Tatfi

E Mare Libertas: Skyscraper on Water / Alexander Nikolas Walzer

Earth Healer Skyscraper / Dong Jingzhe , Li Boyu , Zhang Zihan , Sun Zhe , Wu Yilun , Yu Yang , Zhang Haohao

The Reincarnation: Buddhist Skyscraper / QiLong Wu, WuHong Fang, HuiFang Duan, HuiChen Bao

Northern Anticline: Arctic Skyscraper-City / BoSheng Liu, Jon Rankin, Bryan Daily

Community as a Cloud / Keon Hee Lee, Dong Hyun Kim, Elicia Jiwoo Eom

Additive Effect: 3D-printed Skyscrapers / Jinzi Wei, Yiliang Shao

Liulin Skyscraper: Communist Experience Center / Peitong Liu

O júri desse ano consistiu em:
- Vishaan Chakrabarti, Principal, PAU
- Moon Hoon, Principal, Moon Hoon
- Eric Höweler, Principal, Höweler + Yoon
- Chris Precht, Principal, PENDA
- James Ramsey, Principal, Raad Studio
- Dayong Sun, Principal, PENDA
Saiba mais sobre o concurso e leia descrições de projeto completas aqui.
Notícia via eVolo
eVolo anuncia vencedores do Skyscraper Competition 2017
eVolo Magazine anunciou os vencedores da edição de 2017 do Skyscraper Competition. Agora, em seu 12º ano, o prêmio anual foi estabelecido para reconhecer "ideias visionárias para a construção de projetos [de arranha-céus] que através do uso inovador de tecnologia, materiais, programas, estética e organizações espaciais, desafuam a forma como entendemos a arquitetura vertical e sua relação com os ambientes naturais e construídos."























