O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações

São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações

São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações
São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações, Modelo de bicicleta que será distribuído pelas ruas de São Paulo. Imagem: Yellow / Divulgação
Modelo de bicicleta que será distribuído pelas ruas de São Paulo. Imagem: Yellow / Divulgação

São Paulo terá em breve um novo sistema de compartilhamento de bicicletas. Desenvolvido pela empresa Yellow, o sistema colocará nas ruas 20 mil veículos e não contará com estações - as bicicletas ficarão soltas nas ruas.

Chamado de "dockless", o serviço já existe em outros locais do mundo, como China e Alemanha, e consiste em deixar as bicicletas "soltas" nas ruas, disponíveis aos usuários através de um aplicativo que permite destravar o veículo desejado. Ao fim do percurso, o ciclista deixa a bicicleta onde lhe convir e esta se trava, ficando disponível para o próximo usuário.

A ideia permite que as unidades se distribuam de modo muito mais orgânico pela cidade do que o modelo com estações. Questões de segurança contra furtos não serão, segundo a empresa, um problema, já que as bicicletas apresentam algumas particularidades que inviabilizam o roubo de seus componentes.

Quadro de aço, ausência de marchas, selim com trava e pneu maciço e de tamanho específico reduzem o valor agregado dos veículos. Além disso, todas as bicicletas serão equipadas com um GPS que garantirá à empresa o monitoramento da localização exata de cada unidade.

A Yellow pretende colocar sua frota nas ruas a partir de julho e abrangerá inicialmente o centro expandido da capital paulista. A ideia, no entanto, é que as unidades se espalhem pelas periferias. Dependendo do sucesso do serviço em São Paulo, a empresa pretende expandir para outras cidades brasileiras e já mapeou 30 possíveis candidatas.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações" 12 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892372/sao-paulo-tera-sistema-de-compartilhamento-de-bicicletas-sem-estacoes> ISSN 0719-8906