Capela de Santo Ovídio, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra

Um volume puro, alvo, levemente iluminado, em meio a um jardim. Trata-se de uma capela privada na Quinta de Santo Ovídio, em Lousada, construída entre os anos de 1989 e 2001, projetada por Álvaro Siza Vieira. A proposta parte de um percurso, em que se avista o volume branco prismático desde longe, passa-se por baixo do volume em balanço e chega-se, através de alguns degraus, à praça de entrada, em que todos os planos são construídos em pedra. Siza diferencia a fachada principal, em pedra, das outras três, em concreto pintado em branco, conferindo-lhe importância e uma poética construção de planos.

© Fernando Guerra | FG+SG

Na entrada, junto à empena em pedra, um banco linear em concreto disposto perpendicular, minimamente desenhado, marca a composição. 

© Fernando Guerra | FG+SG

Adentrando-se o interior através de uma porta de madeira, as paredes em concreto aparente, as poucas aberturas e a simplicidade formal, transportam-no para um lugar de culto e introspecção. Rasgos nos formatos de cruz e semicírculo são estrategicamente dispostos nas empenas, de modo a aproximar o usuário à ideia de santidade.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Ainda no interior, a pureza prevalece. Poucos elementos. Um altar concebido em pedra, mobiliários em madeira desenhados pelo arquiteto, dupla materialidade aplicada ao piso e pequenos pontos de luz artificial.

© Fernando Guerra | FG+SG

O fotógrafo Fernando Guerra transporta-nos para o edifício, através de um passeio em seu interior, em que pode-se perceber a passagem do dia e a paz que ele transmite. Veja a galeria de fotos abaixo: 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Capela de Santo Ovídio, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra" 10 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892285/capela-de-santo-ovidio-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-fernando-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.