Antiga fábrica da Citroën é convertida no "Centre Pompidou" de Bruxelas

Vista Externa. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA

Uma equipe formada por noAarchitecten, EM2N e Sergison Bates ganhou um concurso de projeto para a transformação de uma antiga fábrica da Citroën em Bruxelas em um centro cultural, mesclando um Museu de Arte Contemporânea, um centro de arquitetura e instalações públicas sob o nome “KANAL - Centre Pompidou”. A ideia dos arquitetos era de um projeto que refletisse sobre o papel do museu do século XXI na sociedade, que se abre em direção à cidade para atrair o público em geral.

Antiga fábrica da Citroën é convertida no Centre Pompidou de Bruxelas  - Mais Imagens+ 6

Vista Canal Externo. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA

Com 20.000 metros quadrados, a antiga garagem da Citroën oferece uma grande tela em branco no coração da capital de Bruxelas. A proposta dos arquitetos celebra este ícone, desmembrando-o em seus principais elementos com um movimento que aumenta a transparência e convida a cidade para dentro. O antigo showroom atua como a entrada principal, operando uma dupla função de sala de exposições e espaço público. Atrás do showroom, a grande oficina de fábrica, uma vez viva com o som da indústria, é estendida horizontalmente, suavemente dividida por pisos, rampas e telhados de vidro.

Espaço Interior. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA
Espaço Interior. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA

Dentro do espaço existente, três volumes serão inseridos, contendo um museu, arquivo de arquitetura e um grande auditório. Os volumes criam espaços de diferentes escalas e atmosferas, atendendo às condições climáticas exatas necessárias para suas respectivas funções. Altamente visíveis do lado de fora, os volumes servem como faróis para atrair o público para dentro do prédio.

Auditório. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA
Showroom. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA

Refletindo sobre o edifício e sobre esta localização, a ideia de um centro cultural exige uma atitude geral, uma abordagem para lidar com todas as questões envolvidas. Em vez de um gesto espetacular, nossa proposta oferece uma atitude de otimismo radical: crítica, receptiva, dedicada, precisa. Fora da zona de conforto. Pensar em Bruxelas, seu futuro e complexidade, requer uma abordagem radical. Não em termos de arquitetura - aqui só precisamos de uma abordagem inteligente - mas em termos da infraestrutura que a região oferece aos seus habitantes. Os espaços podem ser reconhecíveis, mas a atmosfera, a energia, a dinâmica devem ser experimentadas em vez de exibidas. Queremos nos envolver e confiar radicalmente no que existe.
-noAarchitecten, EM2N, Sergison Bates

Hall de Exibição. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA
Hall de Exibição. Imagem Cortesia de NOA / EM2N / SBA

O projeto está focado em trazer a arte de volta à cidade, com produção artística substituindo a produção industrial. Escolas, artistas e fabricantes serão convidados a trabalhar e expor no centro, indo além da ideia tradicional de museu como “arquivo”. Da mesma forma, o esquema oferece comodidades públicas além de um resumo tradicional do museu, com auditórios, ateliês, restaurantes e salas de aula, as quais os arquitetos descrevem como um “tributo ao público e uma celebração da vida na cidade”.

Via: Sergison Bates

  • Arquitetos

  • Localização

    Willebroekkaai, 1000 Bruxelas, Bélgica
  • Arquiteto Responsável

    Stephen Bates, Francesco Apostoli, Fabian Hörmann, Baptiste Blot,
  • Equipe de Projeto

    Jasper Caenepeel, Kirsten Gabriëls, Estelle Jakubowski, Marije Rutten, Béatrice Bruneaux, Konrad Scheffer, Andrea Zandalasini, Jonas Rindlisbacher (model making), Jennifer Bottlang (model making), Serafina Eipert, Damiano Finetti, Sunayana Jain, Evelien Pletinckx, Elke Schoonen, Simon Stroo, Jonathan Teuns, Nathan Wouters
  • Cliente

    Gouvernement de la Région de Bruxelles-Capitale
  • Parceiros de Projeto

    Le Centre International pour la Ville, l’Architecture et le Paysage (Fondation CIVA) / Le Centre Pompidou, Paris, França
  • Engenharia Civil

    Buro Happold Ltd
  • Acústica

    Kahle Acoustics
  • Arte

    Benoît van Innis
  • Saúde e Segurança

    BOPRO nv, Mechelen
  • Consultoria Luminotécnica

    Joost de Beij, Zaltbommel
  • Mídia

    iart ag, Basel
  • Visualização

    Ponnie, Aachen; EM2N, Zurique
  • Consultores

    Peter Cachola Schmal, Ian Cartlidge, Anne Pontégnie, Anna Viebrock
  • Orçamento

    €125 milhões
  • Área

    39000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Cortesia de NOA / EM2N / SBA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Willebroekkaai, 1000 Bruxelas, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Walsh, Niall. "Antiga fábrica da Citroën é convertida no "Centre Pompidou" de Bruxelas " [Former Citroën Factory to be Converted Into Brussels "Centre Pompidou"] 29 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891489/antiga-fabrica-da-citroen-e-convertida-no-centre-pompidou-de-bruxelas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.