O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma

Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma

  • 15:00 - 17 Março, 2018
  • por
  • Traduzido por Giovana Martino
Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma
O Portland Building em construção. Imagem © Iain MacKenzie. via Docomomo
O Portland Building em construção. Imagem © Iain MacKenzie. via Docomomo

Iniciaram-se os trabalhos de desmonte da fachada do icônico edifício de Michael Grave em Portland como parte do projeto de US$195 milhões que poderá fazer o edifício perder seu lugar no Registro Nacional de Sítios Históricos dos EUA.

O Portland Building em construção. Imagem © Iain MacKenzie. via Docomomo Os azulejos foram removidos do embasamento Imagem © Joakim Lord. via Docomomo Os elementos clássicos de assinatura de fachadas serão substituídos por alumínio. Imagem © Joakim Lord. via Docomomo Imagem do futuro Portland Building. Imagem via Next Portland + 5

Os azulejos foram removidos do embasamento Imagem © Joakim Lord. via Docomomo
Os azulejos foram removidos do embasamento Imagem © Joakim Lord. via Docomomo

Reconhecido como o primeiro exemplo de arquitetura pós-moderna de escala cívica, o Portland Building foi concluído em 1982 com o custo relativamente baixo de US$28,9 milhões, incluindo os acabamentos, e foi o responsável por colocar Portland no mapa como uma cidade de ideais arquitetônicos progressistas. Construído para abrigar órgãos do governo municipal, o edifício era notável por sua fachada com grafismos em concreto e azulejos, inspirados em elementos clássicos da arquitetura. 

Com o passar do tempo, as intempéries comprometeram a estrutura, exigindo manutenção constante, incluindo uma grande reforma para consertar as rachaduras no lobby e praça de alimentação apenas 8 anos após ser inaugurado.

Estes problemas levaram a cidade a procurar como melhor resolver a situação, considerando inclusive a drástica opção de demolição. Em 2015, depois de brigas com os preservacionistas e o próprio arquiteto Michael Grave, o governo municipal de Portland decidiu por uma reforma que pretende preservar a aparência do edifício ao mesmo tempo que substitui os materiais originais por outros contemporâneos. 

Imagem do futuro Portland Building. Imagem via Next Portland
Imagem do futuro Portland Building. Imagem via Next Portland

Na torre a fachada de concreto será revestida com um sistema de alumínio em rainscreen pintado para combinar com a composição original. As janelas existentes serão substituídas por um vidro mais transparente enquanto as molduras de cimento que contornam o edifício serão substituídas por alumínio. No embasamento do edifício os azulejos originais serão substituídos por novos azulejos texturizados duas vezes o tamanho dos originais. 

Outras mudanças incluem o preenchimento parcial das loggias no nível da rua com elementos de alumínio e a alteração da garagem subterrânea para um centro de fitness e estacionamento para bicicletas.

Os elementos clássicos de assinatura de fachadas serão substituídos por alumínio. Imagem © Joakim Lord. via Docomomo
Os elementos clássicos de assinatura de fachadas serão substituídos por alumínio. Imagem © Joakim Lord. via Docomomo

A Organização Internacional de Preservação Arquitetônica Docomomo respondeu apontando que estas propostas podem criar um precedente inadequado para futuros projetos de construções significativas:

"A abordagem de preservação é premissa para o tratamento deste edifício e infelizmente a falta de compreensão da estética do pós-modernismo (ou talvez seu desconhecimento) conduziu esta abordagem de "preservação", apontou Docomomo. "Enquanto o governo local já votava a aprovação do projeto, a condição inicial de aprovação da Historic Landmarks Commission foi um golpe para os esforços de preservação histórica para recursos modernos e pós-modernos, oferecendo uma perspectiva tão conturbada que até mesmo edifícios que atendem os níveis mais altos de requerimento do National Register para antes dos 50 anos podem ser tratados como menos importante do que aqueles de pedra e terracota. O status  histórico do icônico edifício pós-moderno está ameaçado pelas mudanças em seu exterior, uma vez que sua fachada será coberta por painéis metálicos". 

Além disso, o National Park Service afirmou que as alterações na fachada irão "provavelmente tirar o edifício do National Register" depois de atingir seu status em 2011. 

Saiba mais sobre o projeto de reconstrução aqui e sobre o Docomomo Oregon aqui

Via Docomomo, Next Portland.

AD Classics: The Portland Building / Michael Graves

The Portland Building, by architect and product designer Michael Graves, is considered the first major built work of Postmodernist architecture. The design, which displays numerous symbolic elements on its monumental facades, stands in purposeful contrast to the functional Modernist architecture that was dominant at the time.

Ver a galeria completa

Cita: Lynch, Patrick. "Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma " [Facade of Michael Graves' Postmodernist Portland Building Dismantled in Preparation for Recladding] 17 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890643/fachada-do-portland-building-de-michael-graves-e-desmontada-para-reforma> ISSN 0719-8906