Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma

O Portland Building em construção. Imagem © Iain MacKenzie. via Docomomo

Iniciaram-se os trabalhos de desmonte da fachada do icônico edifício de Michael Grave em Portland como parte do projeto de US$195 milhões que poderá fazer o edifício perder seu lugar no Registro Nacional de Sítios Históricos dos EUA.

Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma   - Mais Imagens

Os azulejos foram removidos do embasamento Imagem © Joakim Lord. via Docomomo

Reconhecido como o primeiro exemplo de arquitetura pós-moderna de escala cívica, o Portland Building foi concluído em 1982 com o custo relativamente baixo de US$28,9 milhões, incluindo os acabamentos, e foi o responsável por colocar Portland no mapa como uma cidade de ideais arquitetônicos progressistas. Construído para abrigar órgãos do governo municipal, o edifício era notável por sua fachada com grafismos em concreto e azulejos, inspirados em elementos clássicos da arquitetura.

Com o passar do tempo, as intempéries comprometeram a estrutura, exigindo manutenção constante, incluindo uma grande reforma para consertar as rachaduras no lobby e praça de alimentação apenas 8 anos após ser inaugurado.

Estes problemas levaram a cidade a procurar como melhor resolver a situação, considerando inclusive a drástica opção de demolição. Em 2015, depois de brigas com os preservacionistas e o próprio arquiteto Michael Grave, o governo municipal de Portland decidiu por uma reforma que pretende preservar a aparência do edifício ao mesmo tempo que substitui os materiais originais por outros contemporâneos.

Imagem do futuro Portland Building. Imagem via Next Portland

Na torre a fachada de concreto será revestida com um sistema de alumínio em rainscreen pintado para combinar com a composição original. As janelas existentes serão substituídas por um vidro mais transparente enquanto as molduras de cimento que contornam o edifício serão substituídas por alumínio. No embasamento do edifício os azulejos originais serão substituídos por novos azulejos texturizados duas vezes o tamanho dos originais. 

Outras mudanças incluem o preenchimento parcial das loggias no nível da rua com elementos de alumínio e a alteração da garagem subterrânea para um centro de fitness e estacionamento para bicicletas.

Os elementos clássicos de assinatura de fachadas serão substituídos por alumínio. Imagem © Joakim Lord. via Docomomo

A Organização Internacional de Preservação Arquitetônica Docomomo respondeu apontando que estas propostas podem criar um precedente inadequado para futuros projetos de construções significativas:

"A abordagem de preservação é premissa para o tratamento deste edifício e infelizmente a falta de compreensão da estética do pós-modernismo (ou talvez seu desconhecimento) conduziu esta abordagem de "preservação", apontou Docomomo. "Enquanto o governo local já votava a aprovação do projeto, a condição inicial de aprovação da Historic Landmarks Commission foi um golpe para os esforços de preservação histórica para recursos modernos e pós-modernos, oferecendo uma perspectiva tão conturbada que até mesmo edifícios que atendem os níveis mais altos de requerimento do National Register para antes dos 50 anos podem ser tratados como menos importante do que aqueles de pedra e terracota. O status  histórico do icônico edifício pós-moderno está ameaçado pelas mudanças em seu exterior, uma vez que sua fachada será coberta por painéis metálicos". 

Além disso, o National Park Service afirmou que as alterações na fachada irão "provavelmente tirar o edifício do National Register" depois de atingir seu status em 2011. 

Saiba mais sobre o projeto de reconstrução aqui e sobre o Docomomo Oregon aqui.

Via Docomomo, Next Portland.

AD Classics: The Portland Building / Michael Graves

The Portland Building, by architect and product designer Michael Graves, is considered the first major built work of Postmodernist architecture. The design, which displays numerous symbolic elements on its monumental facades, stands in purposeful contrast to the functional Modernist architecture that was dominant at the time.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Fachada do Portland Building de Michael Graves é desmontada para reforma " [Facade of Michael Graves' Postmodernist Portland Building Dismantled in Preparation for Recladding] 17 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890643/fachada-do-portland-building-de-michael-graves-e-desmontada-para-reforma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.