7 Projetos que você precisa conhecer do vencedor do Pritzker 2018, B.V. Doshi

Hoje, B.V. Doshi foi nomeado vencedor do Prêmio Pritzker de 2018, o maior reconhecimento da profissão. Nos últimos 70 anos, a Doshi moldou o discurso da arquitetura e do projeto urbano, com uma influência particularmente forte em seu país natal, Índia, através de projetos que incluem residências particulares, escolas, bancos, teatros e conjuntos habitacionais de baixa renda. Aqui estão sete exemplos desse trabalho que exemplifica o respeito de Doshi pela cultura oriental e seu desejo de contribuir com seu país através de projetos autênticos que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

7 Projetos que você precisa conhecer do vencedor do Pritzker 2018, B.V. Doshi - Mais Imagens+ 9

Sangath

Sangath. Cortesia de VSF

Sangath é o próprio estúdio de Doshi, muitas vezes considerado o edifício que descreve completamente sua abordagem. Possui uma série de abóbadas revestidas em mosaico de porcelana e um anfiteatro escalonado com elementos aquáticos. Sangath simboliza a conexão entre a natureza e o indivíduo.

Life Insurance Corporation Housing

Life Insurance Corporation Housing. Image Courtesy of VSF

Este projeto de habitação para a Life Insurance Corporation em Ahmedabad foi projetado em 1973 e consiste em 324 unidades organizadas em um esquema de duplex com terraços. Ele foi projetado para introduzir um senso de ordem claro e combinar alta densidade e baixo gabarito: o resultado é uma fileira tradicional de habitações urbanas composta por unidades pequenas agrupadas em volumes maiores.

Tagore Memorial Hall

A post shared by ALAN PAUKMAN (@alanpaukman) on

Uma exploração de seu interesse pelo Brutalismo, o Tagore Memorial Hall é um dos projetos mais notáveis de Doshi. Concluído em 1966, este anfiteatro de 700 lugares apresenta paredes de concreto armado que são atravessadas por placas dobradas que criam planos contrastantes de luz e sombra. 

Amdavad ni Gufa

Amdavad ni Gufa. Image © Laurian Ghinitoiu

Um dos projetos mais experimentais de Doshi, esta galeria de arte que lembra uma caverna exibe o trabalho do artista Maqbool Fida Husain. Muito parecidas com o estúdio Sangath, as estruturas em forma de cúpulas são revestidas de mosaicos. As obras de arte são afixadas diretamente nas paredes internas e as esculturas de metal repousam contra as colunas de forma irregular.

7 Projetos que você precisa conhecer do vencedor do Pritzker 2018, B.V. Doshi - Mais Imagens+ 9

Aranya Low Cost Housing

Aranya Low Cost Housing. Image © Aga Khan Award for Architecture via MIT Library

Projeto reconhecido com Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 1996, o Aranya Low Cost Housing Township foi projetado para estabelecer "uma sociedade sustentável", onde uma mistura de classes econômicas poderia viver em conjunto. Construído em um terreno longitudinal de 86 hectares, este conjunto habitacional abriga mais de 80.000 pessoas em 6.500 habitações.

CEPT University

CEPT University. Image © Laurian Ghinitoiu

Concluído em 1966, o Centro de Planejamento e Tecnologia Ambiental foi projetado para ser um experimento para o equilíbrio perfeito entre seres humanos e natureza, com uma série de edifícios unidos por pátios. O projeto mescla um esquema de planta livre com um cuidadoso planejamento do terreno para garantir que a luz solar ilumine os estúdios. Os alunos participaram ativamente da concepção de acréscimos para o campus com o objetivo de continuar a promover o aprendizado colaborativo em todas as disciplinas.

7 Projetos que você precisa conhecer do vencedor do Pritzker 2018, B.V. Doshi - Mais Imagens+ 9

Indian Institute of Management, Bangalore

Indian Institute of Management, Bangalore. Image © Wikimedia user Sanyam Bahga licensed under CC BY-SA 3.0

Concluído em 1983, o Indian Institute of Management em Bangalore explora a ideia de projetar salas de aula interiores e exteriores. O campus do IIMB foi concebido como um lugar para ser habitado, um lugar para facilitar o curso da interação humana, e reflete uma noção perfeita de escala, proporção e luz.

Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "7 Projetos que você precisa conhecer do vencedor do Pritzker 2018, B.V. Doshi" [7 Projects You Need to Know by 2018 Pritzker Prize Winner B.V. Doshi] 07 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890251/7-projetos-que-voce-precisa-conhecer-do-vencedor-do-pritzker-2018-bv-doshi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.