Liminal Studio, Snøhetta e Rush Wright vencem concurso para Centro de Educação da UNESCO na Tasmânia

© Brick Visuals

A firma australiana Liminal Studio, em colaboração com a Snøhetta e a Rush Wright Associates, foi selecionada como vencedora de uma competição internacional para o projeto do novo Centro de História e Interpretação do Local Histórico de Cascades Female Factory em South Hobart, na Tasmânia.

Um dos locais penais femininos mais significativos que remonta ao século 19, quando a Austrália ainda era uma colônia penal britânica, a Colônia Feminina Cascades foi inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2010. O novo Centro de História e Interpretação permitirá que os visitantes aprendam sobre a história do local e como suas implicações sociais, culturais e políticas impactaram a atual Austrália.

© Snøhetta

O conceito do projeto vencedor enfatiza as dualidades experienciais encontradas no local - a "luta entre luz e escuridão, prisão e liberdade, punição e reforma, ameaça e oportunidade, horror e esperança". Isso se manifesta na arquitetura da nova estrutura, onde espaços internos e externos serão integrados em um todo simbiótico. No centro do projeto está um fórum aberto chamado "empateatro" (uma combinação de empatia e anfiteatro), onde palestras, apresentações e discussões de eventos atuais podem ser discutidas em seu contexto histórico.

O percurso do visitante através do centro também foi imaginado como uma experiência fenomenológica, uma vez que a escala e a proporção são usadas para ajudar na compreensão das experiências dos prisioneiros. Pavimentos transparentes oferecerão vistas sobre as fundações escavadas abaixo do edifício, os espaços interpretativos darão aos visitantes a oportunidade de enfrentar o passado.

"A jornada no Centro de História e Interpretação é guiada por uma caminhada longa e isolada com apenas o céu como a conexão ao exterior. Removidos do alcance e lentamente despojados do mundo natural, os visitantes são desconectados da familiaridade de seu ambiente cotidiano e confrontados com o desespero das convicções femininas ", explica Snøhetta.

Localizado ao longo do Hobart Rivulet, o projeto paisagístico do museu revelará as camadas de assentamentos humanos na área e sua interação com os processos naturais da terra. Uma seleção das ruínas dos antigos edifícios penais será expressada com paisagismo sensível para chamar seu significado histórico, enquanto outros serão plantados com jardins selvagens como uma metáfora para "a capacidade da natureza de curar".

Notícia via Snøhetta

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Liminal Studio, Snøhetta e Rush Wright vencem concurso para Centro de Educação da UNESCO na Tasmânia" [Liminal Studio with Snøhetta and Rush Wright Wins Competition for UNESCO World Heritage Site Education Center in Tasmania] 03 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890019/liminal-studio-snohetta-e-rush-wright-vencem-concurso-para-centro-de-educacao-da-unesco-na-tasmania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.