MVRDV vence concurso para torres de uso misto em Roterdã

MVRDV revelou o projeto de Weenapoint, um novo empreendimento de uso misto para a cidade natal do escritório: Roterdã, na Holanda.

Localizado no Distrito Central de Roterdã, vizinho à Estação Central de Roterdã, o projeto de 50 mil metros quadrados aumentará a recente transformação do complexo Weenapoint liderado pelo empreendedor Maarsen Groep. A terceira e última fase do plano, a proposta do MVRDV acrescentará 17.000 metros quadrados de espaço de escritórios, um embasamento comercial cheio de vida e até 300 unidades residenciais.

MVRDV vence concurso para torres de uso misto em Roterdã - Mais Imagens+ 2

Vista da rua.© MVRDV

As primeiras duas fases da reconstrução de Weenapoint viram a construção das torres de escritórios FIRST Rotterdam (concluídas em 2016) e a conclusão do Weena 750 e a renovação do edifício e pátio monumental de cúpula do site (2016). Para a terceira fase, o edifício existente no Kruisplein será removido e substituído pelo esquema de torre dupla do MVRDV.

Vista noturna. © MVRDV
Diagramas conceituais. © MVRDV

O novo edifício articula seus elementos do programa em 3 volumes de caráter e expressões individuais, mas unidos através de uma linguagem única e sustentável.

"Ao criar recuos em ambas as torres, o projeto atende aos requisitos de desenho urbano para aproveitar o espaço público", explicam os arquitetos. "As novas torres da fase 3 de Weenapoint têm "cortes" em diferentes alturas que proporcionam luz solar extra ao nível da rua. Uma ligação importante no projeto é a praça coberta no núcleo do edifício que liga o pátio verde de Weenapoint e a rua ".

Vista do embasamento. © Mozses
Diagrama Embasamento. © MVRDV

MVRDV foi selecionado para projetar a terceira fase de Weenapoint como resultado de um concurso internacional. O projeto está programado para ser finalizado em meados de 2022.

Notícia via MVRDV

Vista da esquina. © Mozses
  • Arquitetos

  • Localização

    Weena 750, 3014 DA Roterdã, Holanda
  • Arquitetos Responsáveis

    MVRDV - Winy Maas, Jacob van Rijs and Nathalie de Vries
  • Equipe de Projeto

    Jacob van Rijs, Frans de Witte, Fedor Bron with Mick van Gemert, Fouad Addou, Daniele Zonta, Giuseppe Carosini, Anna Brockhoff, Iker Perez e Laurens Veth
  • Visualização

    Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Davide Calabro and Kirill Emelianov
  • Consultores de Estruturas, Sustentabilidade e Instalações

    ARUP
  • Imagens

    MVRDV and Mozses
  • Fotografias

    Mozses, MVRDV

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Weena 750, 3014 DA Rotterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "MVRDV vence concurso para torres de uso misto em Roterdã" [MVRDV Wins Competition for Dual Tower Mixed-Use Complex in Rotterdam] 22 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889567/mvrdv-vence-concurso-para-torres-de-uso-misto-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.