Al Borde e Taller General criam proposta colorida para pavilhão-refeitório no Equador

Em 2016, o escritório equatoriano Al Borde projetou o pavilhão alemão na Hábitat III, a conferência mundial da ONU sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável. O projeto permitia que, uma vez finalizado o evento, os materiais fossem reconfigurados para um segundo uso. Esta ideia chamou a atenção da Infoavit, instituição mexicana de habitação, que uniu forças pra reutilizar seu pavilhão.

Assim nasceu o Refeitório de Guadurnal, um projeto para uma das tantas comunidades costeiras no Equador que foram danificadas pelo terremoto de magnitude 7,8 em abril de 2016. "Perguntamos para nossa rede de contatos quem estava trabalhando com uma comunidade organizada e que dentro de seu planejamento seria útil um projeto de equipamento comunitário", explicam os autores sobre a origem da aliança com Taller General, que vinha trabalhando com a Comunidade de Guadurnal e a Escola 6 de Maio desde o terremoto de 2016.

Al Borde e Taller General criam proposta colorida para pavilhão-refeitório no Equador - Mais Imagens+ 2

O Projeto Original: Pavilhão Infonavit em Hábitat III. Imagem © Al Borde + Taller General

Uma vez finalizada a construção do refeitório de Guadurnal, o projeto demandou vida própria graças à participação da comunidade, incluindo uma mudança no revestimento externo e dos parapeitos e uma camada de pintura, mas o orçamento não conseguiu cobrir o último item. Isto entusiasmou Al Borde e Taller General a pensar em uma segunda etapa.

Em conversa com o ArchDaily, David Barragán explica o que aconteceu depois disso:

Croquis: intervenções no Pabellón Infonavit em Hábitat III para projetar o Refeitório de Guadurnal. Imagem © Al Borde + Taller General

Quando o projeto deu este giro, nos ocorreu aproveita-lo em favor do próprio projeto. Uma obra que sem terminar já se transformara em um ícone do lugar, deve potencializar esta condição e levar este simbolismo ao máximo, então ao invés de conseguir um par de latas de tinta e escolher uma cor ao acaso, pensamos que a cereja no bolo seria um mural com um artista e participação da comunidade.

Junto à comunidade, os escritório empreenderam a missão de arrecadar fundos não apenas para pintar o projeto, mas para então fazer disto uma convocatória pública para escolher o artista que pintaria o mural, seguindo os parâmetros "que guiaram o desenho e construção participativos do projeto", explicam os autores.

Refeitório de Guadurnal em sua etapa de projeto. Imagem © Al Borde + Taller General
Refeitório de Guadurnal em construção. Imagem © Al Borde + Taller General
Refeitório de Guadurnal em construção. Imagem © Al Borde + Taller General

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Al Borde e Taller General criam proposta colorida para pavilhão-refeitório no Equador" [Al Borde y Taller General buscan llenar de color este pabellón de Infonavit convertido en comedor] 26 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889535/al-borde-e-taller-general-criam-proposta-colorida-para-pavilhao-refeitorio-no-equador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.