O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou

Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou

  • 16:00 - 27 Fevereiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou
Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou, © OMA
© OMA

O Office for Metropolitan Architecture (OMA), apresentou as primeiras imagens do projeto de renovação da Galeria New Tretyakov em Krymsky Val, em Moscou. Conduzido por seu principal arquiteto, Rem Koolhaas, o esquema que pretende ampliar a acessibilidade e a visibilidade dos quatro setores da galeria, fará uso de cor e de diferentes materiais para criar uma nova identidade visual e estabelecer novas e importantes conexões com o espaço aberto para o rio de Moscou.

© OMA © OMA © OMA © OMA + 7

© OMA
© OMA

O novo Tretyakov é o maior museu construído na Rússia, contando com uma das maiores e mais importantes coleções mundiais de arte russa, incluindo trabalhos de Malevich, Kandinsky, Chagall e artistas soviéticos como Aleksandr Deyneka e Vera Mukhina. O edifício original foi projetado em 1964 por N.P. Sukoyan e Y.N. Sheverdyaev, e sua construção foi concluída em 1983, com uma área total de mais dede 61mil metros quadrados. Desde então, várias alterações e adições foram sendo incorporadas, resultando na fragmentação dos grandes espaços expositivos por longos corredores e aglomerações de distintas áreas de apoio.

© OMA
© OMA
© OMA
© OMA

O esquema proposto pelo OMA irá reorganizar o complexo em quatro setores: armazenamento de arte, centro de educação, coleção e o novo Festival Hall. Cada setor contará com sua própria identidade visual, conectados à diferentes caminhos públicos ao longo do rio Moscou. Novas aberturas resultantes de recortes na fachada do edifício conectarão os espaços interiores com a cidade a céu aberto.

© OMA
© OMA

"Nossa proposta é repensar um novo Tretyakov, focando em como melhorar sua infraestrutura espacial e eliminar suas as peças disfuncionais", disse Rem Koolhaas. "Também eliminamos a separação entre o espaço do museu e a casa do artista, removendo uma série de paredes para ampliar os espaços e torná-los mais visíveis e acessíveis. Devido à suas dimensões colossais, é quase impossível considerá-lo como um espaço homogêneo; são inúmeras as intervenções de modernização propostas que seriam impossíveis de abordar nos tempos soviéticos, como escadas rolantes, circulações mais eficientes e áreas de serviço e apoio para a operação do museu".

© OMA
© OMA
© OMA
© OMA

A Galeria do novo Tretyakov é o terceiro projeto no âmbito cultural desenvolvido pelo OMA / AMO na Rússia, seguindo o estudo para o Museu Hermitage em São Petersburgo e o projeto do Museu Garage de Arte Contemporânea em Moscou.

Via OMA

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou" [Rem Koolhaas to Lead OMA's Transformation of the New Tretyakov Gallery in Moscow] 27 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889470/rem-koolhaas-lidera-projeto-de-renovacao-do-novo-museu-tretyakov-em-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.