O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou

Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou

  • 16:00 - 27 Fevereiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou
Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou, © OMA
© OMA

O Office for Metropolitan Architecture (OMA), apresentou as primeiras imagens do projeto de renovação da Galeria New Tretyakov em Krymsky Val, em Moscou. Conduzido por seu principal arquiteto, Rem Koolhaas, o esquema que pretende ampliar a acessibilidade e a visibilidade dos quatro setores da galeria, fará uso de cor e de diferentes materiais para criar uma nova identidade visual e estabelecer novas e importantes conexões com o espaço aberto para o rio de Moscou.

© OMA © OMA © OMA © OMA + 7

© OMA
© OMA

O novo Tretyakov é o maior museu construído na Rússia, contando com uma das maiores e mais importantes coleções mundiais de arte russa, incluindo trabalhos de Malevich, Kandinsky, Chagall e artistas soviéticos como Aleksandr Deyneka e Vera Mukhina. O edifício original foi projetado em 1964 por N.P. Sukoyan e Y.N. Sheverdyaev, e sua construção foi concluída em 1983, com uma área total de mais dede 61mil metros quadrados. Desde então, várias alterações e adições foram sendo incorporadas, resultando na fragmentação dos grandes espaços expositivos por longos corredores e aglomerações de distintas áreas de apoio.

© OMA
© OMA
© OMA
© OMA

O esquema proposto pelo OMA irá reorganizar o complexo em quatro setores: armazenamento de arte, centro de educação, coleção e o novo Festival Hall. Cada setor contará com sua própria identidade visual, conectados à diferentes caminhos públicos ao longo do rio Moscou. Novas aberturas resultantes de recortes na fachada do edifício conectarão os espaços interiores com a cidade a céu aberto. 

© OMA
© OMA

"Nossa proposta é repensar um novo Tretyakov, focando em como melhorar sua infraestrutura espacial e eliminar suas as peças disfuncionais", disse Rem Koolhaas. "Também eliminamos a separação entre o espaço do museu e a casa do artista, removendo uma série de paredes para ampliar os espaços e torná-los mais visíveis e acessíveis. Devido à suas dimensões colossais, é quase impossível considerá-lo como um espaço homogêneo; são inúmeras as intervenções de modernização propostas que seriam impossíveis de abordar nos tempos soviéticos, como escadas rolantes, circulações mais eficientes e áreas de serviço e apoio para a operação do museu".

© OMA
© OMA
© OMA
© OMA

A Galeria do novo Tretyakov é o terceiro projeto no âmbito cultural desenvolvido pelo OMA / AMO na Rússia, seguindo o estudo para o Museu Hermitage em São Petersburgo e o projeto do Museu Garage de Arte Contemporânea em Moscou.

Via OMA

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou" [Rem Koolhaas to Lead OMA's Transformation of the New Tretyakov Gallery in Moscow] 27 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889470/rem-koolhaas-lidera-projeto-de-renovacao-do-novo-museu-tretyakov-em-moscou> ISSN 0719-8906