Instalação com cabos tensionados transforma pátio de monastério em Vila Nova de Gaia

Quando Le Corbusier visitou Maiorca em 1932, registrou suas impressões em um caderno, hoje mantido nos arquivos da Fundação Le Corbusier em Paris. As páginas deste caderno, intitulado Carnet C 10, refletem claramente os interesses de Le Corbusier durante esta viagem particular. No entanto, elas também lançam luz sobre o papel do desenho em seu pensamento de forma mais geral, como Xavier Monteys refletiu na lição que ele deu como parte da série de palestras Author's Lessons - Le Corbusier e Drawing, intitulada Drawings in a Notebook. Se olharmos atentamente os esboços realizados durante a viagem a Maiorca, podemos ver que a série é moldada por dois desenhos de Barcelona, ​​feitos de um barco no início e no final de sua viagem, entre os quais registrou diversos objetos.

De acordo com Xavier Monteys, se pudéssemos unir as páginas, uma após a outra, e depois juntar as duas extremidades - os dois desenhos feitos do barco -, embarcaríamos em uma viagem sem começo ou fim, um panorama (uma ferramenta que o próprio Le Corbusier usou repetidamente). Essa foi a ideia que deu origem a esta instalação em Vila Nova de Gaia, Portugal e que serviu de palco para a palestra.

© Paulo Dias

Parecia natural que a instalação fosse montada no claustro circular do Mosteiro da Serra do Pilar, na região do Porto - uma das obras mais notáveis ​​da arquitetura clássica na Europa, construída no século XVI nas colinas de São Nicolau de Vila Nova, em frente à cidade do Porto. Isto não foi apenas por causa da forma do claustro, tão propício para uma instalação panorâmica, mas também pelo fato de que o número de intervalos entre colunas coincide com o número de páginas a serem re-produzidas em grande formato.

© Paulo Dias

Cerca de mil metros de cabo branco foram utilizados na instalação, contrastando com a pedra, como uma versão gigante de uma “cama de gato” que todos nós brincamos quando crianças. Os cabos formam uma figura estelar composta de doze triângulos inspirados na geometria das colunas e da cobertura do ambulatório. Partindo do telhado, eles sustentam uma barra delgada circular de alumínio, formando circunferência concêntrica menor a partir da qual os desenhos ampliados foram suspensos. Estes foram impressos no nível dos olhos, para serem vistos a partir do centro da instalação durante a aula. A massa da estrutura foi calculada em relação à massa que ela suporta, de modo que a curva catenária dos cabos não fosse afetada, compensando o efeito da gravidade e dando uma sensação de leveza à instalação.

Corte. Image © MATOS GAMEIRO ARQUITECTOS

No final da palestra, os desenhos foram reunidos e exibidos na capela, onde uma tela repetiu parte da lição como uma provocação. Quanto aos cabos, estes permaneceram no claustro. Esta estrutura linear, um vestígio e memória dos andaimes que apoiaram o evento, agora adquiriram uma nova vida, uma nova amplitude e universalidade - como expressão de um rito. Do ambulatório do claustro, nos movemos para um espaço cujo teto é simplesmente sugerido pelos cabos - um limiar, espaço de transição entre um interior coberto e exterior descoberto - antes de finalmente alcançar o espaço ao ar livre. A gradação típica da estrutura do claustro é, portanto, prolongada, pois sua geometria – a estrutura profunda da sua forma – se expande de modo centrípeto.

© Paulo Dias
© Paulo Dias

FICHA TÉCNICA

  • Nome do projeto : CARNET C10 - Instalação no monastério Serra do Pilar
  • Arquitetos: Pedro Matos Gameiro, Marta Sequeira e Carlos Machado e Moura
  • Local: Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Ano: 2017
  • Outros participantes: Paulo Dias, João Varela (colaboradores), Fernando Rodrigues - ARA, Lda (consultoria) e Cátia Cunha Pimentel (vídeo)
  • Texto fornecido por Pedro Matos Gameiro, Marta Sequeira, Carlos Machado e Moura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Instalação com cabos tensionados transforma pátio de monastério em Vila Nova de Gaia" 22 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889459/instalacao-com-cabos-tensionados-transforma-patio-de-monasterio-em-vila-nova-de-gaia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.