20 Dicas de desenho técnico para arquitetura

A ovelha negra dos desenhos arquitetônicos é o desenhos técnicos. Todos adoram desenhar perspectivas, croquis - a parte criativa, interessante e expressiva do desenho arquitetônico. Mas e os aspectos do desenho: a parte técnica, lógica e racional? Pode não ser tão sexy como o desenho à mão livre, mas é tão importante quanto.

Se você não tem as habilidades adequadas de desenho técnico, isso será notado em seus trabalhos; suas perspectivas parecerão "menos inteligentes", menos proporcionais e seus projetos não terão tanta consistência. Então, para fazer desenhos técnicos parecerem menos frios e mais acessíveis, compartilho as melhores 20 dicas de desenho técnico que encontrei.

Essas dicas de desenho técnico podem destruir suas noções preconcebidas em relação ao desenho técnico, mas elas ajudarão você a dominar a técnica (e também obter melhores resultados em axonométricas, cortes, plantas e até geometria descritiva). Então, sente-se, relaxe e pegue caneta e papel para tomar notas.

Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

1. Comece a considerar o desenho técnico como tão importante quanto o desenho a mão livre.

A tendência natural é ignorar completamente o desenho técnico. Eu sugiro que você veja o que é e comece a alocar várias horas por semana para tornar-se melhor! Quando você melhorar no trabalho técnico, você melhorará suas habilidades globais de desenho e projeto.

2. Sempre limpe seus compassos e a prancheta de desenho para manter os borrões mínimos.

Manchar a folha tornará seus desenhos parecerem bagunçados e desajeitados. Você pode facilmente evitar isso, sempre limpando seus compassos.

Mudança planar da seção de pirâmide. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

3. Cubra seus compasso com fita crepe - isso também irá reduzir os borrões.

A fita removerá a maioria da sujeira da sua folha de desenho; Apenas lembre-se de trocá-la de tempos em tempos. Esta técnica funciona muito bem com a dica 2.

4. Faça seus desenhos técnicos usando um grafite HB.

HB dá clareza suficiente enquanto mantém os borrões ao mínimo. Use isso a seu favor! Você pode endurecer as linhas de construção mais tarde usando um grafite mais macio (2B).

Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

5. Veja a virtude com paciência. Não perca a calma quando confrontado com desenhos técnicos desafiadores.

O desenho técnico é famoso (ou infame) por confundir o cérebro. Aceite isso antecipadamente - confie em mim, isso vai te poupar muito aborrecimento e dor de cabeça mais tarde. Você terá que fazer isso por um tempo até se acostumar com isso.

6. Comece a ver a beleza na geometria descritiva... e pratique-a todos os dias.

Geometria descritiva é notória por ser o mais difícil de todos os tipos de desenho técnico. No entanto, você pode compreendê-la e dominá-la com bastante prática. A prática constante irá ajudá-lo com a geometria descritiva. Quer uma maneira rápida de começar? Experimente esta aula gratuita do meu curso 'Desenho Técnico 101'. Ela irá ensinar-lhe tudo o que você precisa para desenhar um uma isométrica complexa com sombras.

Mudança planar do volume da pirâmide. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

7. Comprometa-se a tornar-se tão excelente em desenhos técnicos que será capaz de levar qualquer parte de seus projetos para desenhá-los no quadro.

Este é um estágio em si mesmo; uma vez que você atravessa esta ponte mental, você começará a estar menos tenso sobre o desenho técnico e, na verdade, começa a aproveitar isso!

8. Consiga uma prancheta de desenho A2-A1-A0 adequada. Evite os pequenos desenhos A4-A3.

Obtenha as ferramentas de desenho adequadas para criar grandes desenhos em uma prancheta de tamanho adequado.

Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

9. Faça um desafio de desenho técnico de 30 dias. (Sem desculpas!)

Mergulhe no desenho técnico todos os dias por 30 dias seguidos. Seu progresso será óbvio! Pode tornar-se frustrante após o dia 17, mas não perca a fé!

Mudança planar da seção de cubo. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

10. Use linhas pontilhadas para mostrar as bordas traseiras de seus desenhos.

Desta forma, você mantém seu trabalho limpo. E, como um bônus, você faz com que pareça elegante e inteligente também. Diferentes tipos de linha adicionam diferentes tipos de informação. E isso torna o desenho bonito.

Mudança planar octaedro. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

11. Compreenda os princípios e o pensamento por trás das seções.

Compreender as seções é 90% sobre o desenvolvimento de sua visão tridimensional. Isso fará mais sentido à medida que você praticar.
O primeiro passo é entender como desenhar corretamente as seções.

Seções de Prisma Inclinado Hexagonal. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

12. Conheça pelo menos três tipos diferentes de axonométricas.

Existem vários tipos de desenhos axonométricos que mostram o mesmo volume em ângulos ligeiramente diferentes. Preparei um vídeo para você aqui, para que você possa começar a desenhar diferentes tipos de axonométricas o mais rápido possível.

13. Saiba o que é um dodecaedro e como desenhá-lo em projeção tripla e axonométrica.

Existem vários volumes "simples" lá fora, que você precisa saber como desenhar: o dodecaedro é o mais acessível do lote. Comece com uma projeção tripla, então uma axonométrica.

Dodecaedro Projeção Tripla e isométrica. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

14. Domine as projeções triplas.

Uma projeção tripla mostra um volume de uma visão frontal, superior e lateral. Se você já usou algum software computacional, deve estar familiarizado com esses conceitos da frente, da parte superior e lateral. Se você sabe como desenhar o volume linha por linha, então você está muito melhor.

15. Aprenda a resolver 100 problemas de geometria descritiva

Você quer se tornar mais inteligente, mais disciplinado e mais rápido em seu pensamento como arquiteto ou designer? Experimente o desafio dos "100 Problemas de Geometria Descritiva" e conversamos depois disso.

Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

16. Aprenda a desenhar elipses personalizadas em todos os tipos de desenhos axonométricos.

As elipses são notoriamente difíceis de desenhar em uma axonométrica normal, de modo que o desenho personalizado irá ajudá-lo a melhorar mais e mais.

Interseção Cilindro Hexagonal e pirâmide . Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

17. Desenvolva uma paixão por resolver qualquer problema de geometria descritiva.

A maioria dos arquitetos apenas foge da geometria descritiva (Não acredita em mim? Tente pedir um para desenhar um dodecaedro simples sentado em sua diagonal espacial). Você precisa fazer o que todos os outros não estão fazendo e se tornar verdadeiramente apaixonado por aprender a fazer isso sozinho.
Aqui vai uma aula gratuita que eu quero que você experimente. Trata-se de desenhar uma axonométrica complexa em vários sistemas de coordenadas e provavelmente irá derreter seu cérebro (é a lição mais difícil do meu curso iniciante sobre desenho técnico arquitetônico).

Exercício de cobertura padrão. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

18. Saiba como desenhar todos as formas primitivas padrão: cubo, pirâmide, cilindro, cone, tetraedro, etc.

Obviamente, desenhá-los em projeção tripla e em diferentes tipos de axonométricas é o melhor. Como você começa com isso? Escolha um cubo padrão com a dimensão de 4 cm. Desenhe uma projeção tripla e 3 axonométricas diferentes.

19. Saiba como desenhar todas as formas geométricas padrão: quadrado, círculo, pentágono, hexágono.

Comece com a geometria planar. Você usará isso mais tarde para estudos de fachada e planos. Além disso, uma dica: saber vários tipos de geometria irá ajudá-lo a obter proporções adequadas para todos os seus projetos.

Três tetraedros tangenciando esfera. Cortesia de Michael Neatu | freehandarchitecture.com

20. Passe caneta em todos os seus melhores desenhos - sejam ele cortes, detalhes técnicos, axonométricas artísticas, etc.

Desenhos em caneta (passando o nanquim sobre as linhas em vez de simplesmente deixá-los na lapiseira padrão) é a melhor opção para conservá-los. Como você aplica essas dicas para obter melhores resultados com seu desenho arquitetônico? Para começar o mais rápido possível com o desenho técnico e obter resultados consistentes, recomendo seguir meu curso de desenho técnico chamado ‘Technical Drawing 101’. Isso permitirá que você seja um "calouro" completo com visão espacial zero a poder desenhar axonométricas complexas, lançando sombras e dominando outros desenhos técnicos arquitetônicos.
Adquira ‘Technical Drawing 101’ com 80% de desconto aqui.

Sobre este autor
Cita: Neatu, Michael. "20 Dicas de desenho técnico para arquitetura" [20 Technical Architecture Drawing Tips] 21 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889405/20-dicas-de-desenho-tecnico-para-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.