O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Stefano Boeri Architetti projeta primeiro edifício de habitação social com floresta vertical

Stefano Boeri Architetti projeta primeiro edifício de habitação social com floresta vertical

  • 15:00 - 25 Janeiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Stefano Boeri Architetti projeta primeiro edifício de habitação social com floresta vertical
Stefano Boeri Architetti projeta primeiro edifício de habitação social com floresta vertical, © The Big Picture
© The Big Picture

O novo projeto de habitação social de Stefano Boeri Architetti é o primeiro edifício deste tipo a integrar uma floresta vertical em uma torre residencial popular, oferecendo um espaço mais agradável para seus moradores. A estrutura verde, que será construída na cidade de Eindhoven, contará com 5.200 arbustos e 125 árvores plantadas ao longo de seus 75 metros de altura.

O edifício conhecido como "Trudo Vertical Forest" abrigará 125 unidades para pessoas de baixa renda, especialmente famílias jovens. Cada unidade contará com uma varanda repleta de verde, árvores e arbustos construindo uma floresta ascendente em meio à cidade.

© The Big Picture
© The Big Picture

A integração da vegetação na arquitetura, neste caso na fachada de um edifício em altura, colabora com a neutralização da poluição, absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera. O Trudo Vertical Forest também foi concebido como um ecossistema próprio e autêntico que reúne mais de 70 espécies diferentes, colaborando com a prosperidade das plantas e animais, promovendo o desenvolvimento da biodiversidade dentro de Eindhoven.

O projeto da torre de Eindhoven é uma prova de que é possível combinar soluções inteligentes para atender tanto a escassez de habitação popular quanto aos desafios das mudanças climáticas. Os parques urbanos não apresentam apenas melhorias no meio ambiente das cidades, mas também uma oportunidade para melhorar as condições de vida dos seus habitantes mais vulneráveis. - Stefano Boeri

O projeto fará amplo uso de pre-fabricação na sua construção, soluções técnicas avançadas foram pensadas para o sistema de fachada que incorporará a floresta vertical, otimizando os recursos naturais e viabilizando a construção desta inovadora proposta de habitação social.

Florestas verticais tem se tornado mais conhecidas desde que Stefano Boeri surgiu no mundo da arquitetura. Ele chamou a atenção para a importância destas propostas para o meio ambiente urbano através de uma publicação no mês passado, incentivando a construção de novos parques e jardins, florestas verticais e fachadas verdes. No vídeo ele afirma que "novas árvores e novos projetos sustentáveis podem colaborar com a purificação do ar poluído, reduzir drasticamente o CO2 na atmosfera, minimizando o consumo de energia e o efeito de ilha de calor nas cidades, além de aumentar a biodiversidade e tornar as cidades ambientes mais agradáveis, saudáveis e atraentes para se viver".

Milão, Nanjing, Paris, Xangai, Lausanne, Utrecht e Tirana já apresentaram projetos de florestais verticais propostos pelo escritório Stefano Boeri Architetti, inspirando os arquitetos a incorporar mais áreas verdes em seus projetos urbanos.

© The Big Picture
© The Big Picture
© The Big Picture
© The Big Picture

Localização: Strijp-S, Eindhoven, Holanda; Cliente: Sint Trudo; Construtora: Stam + De Koning; Arquitetos: Stefano Boeri Architetti; Associado: Stefano Boeri; Diretora do projeto: Francesca Cesa Bianchi; Lider do projeto: Paolo Russo; Equipe: Giulia Chiatante; Elisa Versari Inbo; Coordenador de projeto: Aron Bogers; Constultor de paisagismo: Studio Laura Gatti; Consultor de fachada: SCE Project; Estrutura: Adviesbureau Tielemans; Projetos Complementares: Ten Hooven Execução de paisagismo: Dupre; Imagens: The Big Picture Visual

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Ella Thorns
Autor
Cita: Thorns, Ella. "Stefano Boeri Architetti projeta primeiro edifício de habitação social com floresta vertical" [Stefano Boeri Architetti's Vertical Forest is the Very First to be Used in Social Housing] 25 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887161/stefano-boeri-architetti-projeta-primeiro-edificio-de-habitacao-social-com-floresta-vertical> ISSN 0719-8906
Ler comentários