Habitantes de Melbourne protestam contra a aprovação sigilosa da primeira loja da Apple no hemisfério sul

O projeto para a construção da primeira loja conceito da Apple no hemisfério sul foi apresentado no mês passado em Melbourne, provocando enorme indignação entre a comunidade local, a qual critica a falta de compromisso do poder público no processo de aprovação do projeto.

O projeto do novo edifício de três pavimentos, projetado por Foster + Partners, exige a demolição de um edifício existente, o Yarra Building, alterando o atual caráter da Federation Square, um popular espaço público de encontro e realização de eventos. Acontece que, antes de ser anunciado publicamente, o projeto já havia superado a primeira etapa de aprovação, graças a uma parceria com a cidade de Melbourne.

Cortesia de Apple

Em resposta a este processo secreto de aprovação, e também ao próprio projeto, a população organizou um abaixo assinado no Change.org contra a demolição do Yarra Building, contando atualmente com mais de 40.000 assinaturas. Além disso, uma série de importantes figuras do mundo da arquitetura e do urbanismo defenderam a causa publicamente, como Laura Murray, do Planning Institute Australia, Adrian Gray do Australian Institute of Landscape Architects e Vanessa Bird, do Australian Institute of Architects.

Em uma carta aberta enviada ao ministro do planejamento, Richard Wynne, os três solicitam uma maior transparência nos futuros processos de planejamento da cidade.

"Em resposta à recente aprovação, nos reunimos para expressar preocupação com a falta de um processo claro e transparente no planejamento urbano de nossa cidade, sem prévia consulta pública em se tratando de um empreendimento tão significativo em uma das mais importantes praças públicas de Melbourne", diz a carta.

"Coletivamente, defendemos a desburocratização dos processos de planejamento. Esta recente aprovação abre precedentes para decisões de planejamento precárias no futuro. Acreditamos que uma proposta tão significativa em um espaço cívico de extrema importância para a comunidade local, deveria ter passado por um  processo aberto e transparente de forma a tomar a decisão mais adequada para o futuro da cidade de Melbourne. 

© Flickr user vincentq. Licensed under CC BY-SA 2.0

Uma lista de perguntas frequentes que complementa o projeto no site da Federation Square defende o projeto, bem como o seu processo de aprovação.

"O governo considera que este é um projeto de extrema relevância devido aos amplos benefícios sociais e econômicos para o estado de Victoria e, portanto, o ministro do planejamento isentou o projeto de consulta pública, pois é do nosso interesse que assim seja realizado".

Apple Reveals Plans for Foster + Partners-Designed Global Flagship Store in Melbourne

Apple has unveiled plans for their latest global flagship town square retail concept, to be located in Melbourne's Federation Square. A product of a partnership between Apple, Federation Square and the Victorian Government, the store is envisioned as a shared resource that will increase the amount of public space in the square and will offer daily programs to "inspire and educate the community."

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Habitantes de Melbourne protestam contra a aprovação sigilosa da primeira loja da Apple no hemisfério sul" [Melbournites Protest Plans for Apple's First Southern Hemisphere Flagship Store Over Secrecy of Approval Process ] 18 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886670/habitantes-de-melbourne-protestam-contra-a-aprovacao-sigilosa-da-primeira-loja-da-apple-no-hemisferio-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.