Conheça a casa não construída de Niemeyer em Israel através desse modelo 3D

O nome de Oscar Niemeyer será pra sempre associado a arquitetura de formas sinuosas. Sejam linhas ondulantes, cúpulas ou estruturas delicadas que se repetem em um ritmo perfeito, seus projetos rejeitam "a linha reta, dura e inflexível, criada pelo homem" em favor do "Universo curvo de Einstein", como ele mesmo descreveu em seu livro de memórias, As curvas do tempo, no ano 2000. De fato, em uma entrevista tardia realizada pelo Independent, Niemeyer recebe título de "o arquiteto que erradicou a linha reta".

Mas o que acontece com estes artistas devotos a uma só filosofia a qual perseguem ininterruptamente por décadas e décadas; seria algum tipo de obsessão? Pergunto-me se Niemeyer chegou um dia a questionar sua dedicação exclusiva as linhas curvas. Talvez uma certa inquietação o tenha conduzido a desenvolver o inusitado projeto da casa de Tel Aviv, encomendada pelo magnata da hotelaria, Yekutiel Federmann - ou talvez simplesmente fosse um reflexo da agitação política e pessoal daquele momento.

Durante o golpe de 1964, quando suas afiliações políticas de esquerda tornaram-se um problema real que o impedia de permanecer no país, passou seis meses em Israel, onde desenvolveu uma série de projetos dos quais, apenas um foi construído - sendo a maioria deles, bastante impopulares. Contrastando com os edifícios de meia altura que predominavam nas cidades israelenses, ele propunha arranha-céus, argumentando que a paisagem horizontal do país demandava a construção de marcos urbanos e referências espaciais, além de um estilo de vida kibbutz (ao mesmo tempo em que promovia os projetos ambiciosos de seu anfitrião).

As casa que ele acabou projetando em Tel Aviv, entretanto, eram completamente horizontais, como a típica casa modernista com suas fachadas de vidro e estrutura independente em concreto armado. Mas o projeto da Casa Federmann é bastante singular ... e quadrado. No projeto original (modelado em 3D pela Archilogic), a única linha curva presente na casa é uma viga que se estende sobre a varanda e então se inclina para apoiar a rampa de acesso, lembrando as linhas sensuais dos projetos mais famosos de Niemeyer.

Cortesia de Archilogic

Não se trata apenas de ângulos retos, logicamente. Pequenas varandas triangulares recortadas na fachada aparecem em três dos quartos; embora configuradas por linhas retas, três paredes pivotantes em um dos terraços proporcionam um efeito visual dinâmico e circular; e os apoios inclinados sob a varanda fazem com que ela pareça flutuar. Em uma alteração posterior do projeto o arquiteto adicionou mais um nível e uma laje de cobertura ascendente, assim como planos inclinados que avançam onde antes estavam os quartos - como se as paredes pivotantes tivessem sido multiplicadas pelo espaço da casa. Mas quanto ao projeto original, parece que Niemeyer buscou se desafiar a encontrar recursos formais ousados também entre ângulos retos.

Sala de Jantar. Imagem Cortesia de Archilogic

Este é um projeto bastante singular. Enquanto o espaço de uso comum da casa é amplamente iluminado pela luz natural, nos quartos ela é muito mais escassa. A fachada principal e seus grandes panos de vidro, a varanda e a sala de estar são completamente visíveis a partir do exterior, o que de alguma maneira parece expor demais os espaços internos.

Sala de estar. Imagem Cortesia de Archilogic

A Casa Rothschild, um projeto desenvolvido simultaneamente, compartilha das mesmas paredes pivotantes, bem como a plataforma de acesso com seus apoios inclinados. Mas a dramática laje curva da cobertura e a piscina de forma irregular - também presentes no projeto de sua própria casa, a Casa das Canoas - são feitas das mesmas linhas poéticas associadas aos seus projetos mais famosos. Niemeyer, forçado a abandonar sua bela casa em seu país, estava embarcando no que poderia ser décadas de exílio. Talvez ele estivesse pensando em romper definitivamente com o passado?

Cortesia de Archilogic

Como este projeto nunca foi construído, a única maneira de experienciar essa investida formal do arquiteto é através do modelo 3D desenvolvido pela Archilogic. Explore e procure notar se a natureza poética de Niemeyer pode ser encontrada também neste projeto. Adicione seus móveis favoritos e compartilhe suas ideias online.

Agradecemos ao ROS ela criação do excelente modelo 3D e também ao David por compartilhar o tutorial explicativo sobre o desenvolvimento do projeto de realidade virtual.

A Archilogic lançou recentemente o 3d.io, permitindo que pessoas transformem o futuro através da internet com projetos 3D.

Sobre este autor
Cita: Weldon, Robynn. "Conheça a casa não construída de Niemeyer em Israel através desse modelo 3D" [Explore Oscar Niemeyer's Unbuilt House in Israel with This 3D Model] 15 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885198/conheca-a-casa-nao-construida-de-niemeyer-em-israel-atraves-desse-modelo-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.