Tubos de PVC e guarda-chuvas conformam pavilhão vibrante em Singapura

Dande-lier - um pavilhão projetado para a orla de Marina Bay, em Singapura, usa tubos de PVC e guarda-chuvas translúcidos para formar uma cúpula recíproca - reimaginando itens cotidianos como componentes arquitetônicos. O resultado é um abrigo etéreo, referencial do guarda-chuva comum em Singapura e que se assemelha a um dente de leão visto de longe. À noite, o projeto se torna uma lanterna, iluminado em uma variedade de cores.

Tubos de PVC e guarda-chuvas conformam pavilhão vibrante em Singapura - Mais Imagens+ 9

Projetado pelo Dr. Chong Keng Hua e Kang Fong Ing de COLOURS: Collectively Ours, em colaboração com Web Structures em estrutura recíproca e o Prof. Yuen no sistema de iluminação inteligente, Dande-lier foi projetado e fabricado para iLight Marina Bay 2017. iLight é um festival anual de luz que convida contribuidores e instalações de artistas de todo o mundo.

A estrutura consiste em sete camadas de módulos triangulares de tubos de PVC, que são inclinados e apoiados um no outro para construir a forma da cúpula. Os tubos, comumente usados na construção local, são mantidos unidos por braçadeiras de tubos de ferro galvanizado e aparafusados por uma fibra personalizada. O sistema torna o Dande-lier adaptável e facilmente implantável.

© Oddinary Studios

A camada dos módulos resulta em um envelope auto-portante e se assemelha a uma fachada semelhante a um ninho. A camada de guarda-chuvas translúcidos amarrados gera uma experiência de iluminação difusa e surreal no interior e oferece uma perspectiva alternativa do horizonte e do ambiente circundante.

Durante o dia, a cúpula fornece abrigo ao calor, com áreas de estar sombreadas ao redor das bordas e um furo no centro para permitir que o ar circule. Os tapetes de palha revestem as bordas, permitindo que os usuários experimentem o pavilhão de diferentes maneiras, movendo-se, sentando ou debruçando.

© Oddinary Studios
© Oddinary Studios

À noite, o pavilhão ganha vida. Enquanto durante o dia o pavilhão atua como um lugar de descanso, no escuro torna-se um destino, um esquema de iluminação em constante mudança, tornando-se uma adição vibrante ao passeio marítimo. A tecnologia de detecção de movimento dentro da cúpula desencadeia os efeitos de iluminação com base na quantidade de pessoas e seus locais. As luzes coloridas e as animações projetadas transformam o Dande-lier em um teatro e uma estrutura performativa.

Sequência de Construção
Planta

Da equipe de projeto:

Através da tecnologia, o espaço público urbano agora pode responder dinamicamente aos comportamentos humanos e possivelmente atender a diversas comunidades no futuro.

Arquitetos: Colours: Collectively Ours
Coordenadores: Dr. Chong Keng Hua e Kang Fong Ing
Localização: Singapura
Ano: 2017
Área: 75 m²
Fotografias: Oddinary Studios
Outros Participantes: Prof. Yuen e Web Structures

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Forde, Tessa. "Tubos de PVC e guarda-chuvas conformam pavilhão vibrante em Singapura" [PVC Pipes and Umbrellas Come Together in Vibrant Dandelion-esque Dome in Singapore] 10 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885156/tubos-de-pvc-e-guarda-chuvas-conformam-pavilhao-vibrante-em-singapura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.