Construção colaborativa das cidades: Veja como foi o 2º Encontro realizado pelo COURB

Anualmente o Instituto COURB realiza o Encontro de Urbanismo Colaborativo. Este ano, Brasília recebeu o 2º Encontro, entre os dias 19 e 21 de outubro. O evento aconteceu em diferentes partes da cidade e envolveu cerca de 180 pessoas, dentre representantes do poder público e do terceiro setor, professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação, vindos de mais de 15 estados brasileiros. Palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, vivências e mutirão possibilitaram aos participantes trocas diversas e intensas. Além disso, a 2ª Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo, inspirou e celebrou ações desenvolvidas em 4 regiões do país. A equipe premiada por voto dos participantes e que recebeu o apoio de R$1.000,00 do Instituto COURB foi a Cubo Urbano, composta por estudantes de arquitetura e urbanismo de Juazeiro do Norte - Ceará.

Realizar um encontro em Brasília e explorar novas perspectivas sobre a cidade planejada

Cortesia de COURB

A abertura do Encontro abordou perspectivas distintas da cidade a partir do painel “Brasília Para Mim”. Entre os convidados, a Jornalista e Escritora Conceição Freitas destacou a pluralidade que existe no Plano Piloto e nas regiões do entorno, e como elas se relacionam no contexto arquitetônico e urbanístico da cidade. Para vivenciar essa diversidade, os participantes puderam realizar oficinas, rodas de conversa e vivências em diferentes pontos da cidade. No último dia do Encontro, além de um tour de bike e um safari urbano, um Mutirão foi realizado em parceria com a CODHAB-DF e reuniu parte dos participantes e moradores locais na Vila do Boa - São Sebastião, para pintura de mobiliários de uma praça e de fachadas, plantação de mudas e realização de um painel em conjunto com as crianças do bairro.

Discutir sobre os desafios e avanços da Participação Social, da Tecnologia e das Redes Sociais

© Thiago Abreu

Ao longo do Encontro, três painéis reuniram referências nacionais para discutir sobre os desafios da participação na tomada de decisões, os avanços da participação após o Estatuto da Cidade, e como a tecnologia enquanto espaço virtual estrutura interações sociais. Diferentes escalas e esferas de atuação foram apresentadas pelos convidados, que compartilharam lições aprendidas na condução de processos participativos, relembraram a importância dos movimentos sociais na conquista de direitos, e compartilharam a visão da participação não como espaço de consenso, mas como explicitação de conflito. O último painel, sobre Redes Sociais e Tecnologias inspirou a todos com reflexões sobre espaço virtual e as amplas possibilidades do futuro da participação na produção dos ambientes urbanos.

Explorar possibilidades sobre como construir cidades colaborativamente

© Thiago Abreu

 Todo o evento foi pautado em trocas intensas sobre como podemos integrar diferentes atores da cidade para sua construção colaborativa. Além de palestras que destacaram o papel das iniciativas cívicas e da participação política ativa, foi realizada uma mostra de projetos, oficinas e rodas de conversa, que possibilitaram trocas diversas e a cocriação entre participantes.

A 2ª Mostra de Projetos ocorreu ao ar livre, celebrando iniciativas e reconhecendo equipes engajadas em construir em colaboração com diferentes agentes locais melhorias urbanas para as nossas cidades.

A primeira roda de conversa, com o tema Trabalho Colaborativo, promovida pelo MOB e COURB, discutiu a promoção de ações colaborativas em diferentes escalas. Já a roda sobre a Inclusão das Mulheres no Urbanismo Colaborativo, promovida pelas Arquitetas Invisíveis, abordou a questão de gênero e cidades, trazendo a relação entre o trabalho produtivo e reprodutivo, e envolvendo os participantes na discussão dos desafios em pensarmos cidades melhores para elas.

A oficina Inovação na Governança Urbana, promoveu o debate sobre processos participativos e inclusivos, desde relações pessoais até reais ações que gerando impacto pelo mundo. Já a oficina Intervenções Criativas na Cidade, abordou a construção colaborativa de soluções criativas e envolveu os participantes no desenho de alternativas de viabilizar intervenções nas cidades. Por fim, a oficina Ações Urbanas, realizada pela CODHAB, expôs os métodos de trabalho na promoção de mutirões de requalificação de áreas públicas em todo o Distrito Federal.  

Expandir impacto e consolidar uma rede nacional de Urbanismo Colaborativo

© Thiago Abreu

Neste final do ano, o Instituto COURB continua estruturando a construção da Rede de Urbanismo Colaborativo, planejamento melhorias para os encontros anuais e se capacitando para ampliar ainda mais seu impacto nacional. Se você está promovendo urbanismo colaborativo ou quer apoiar essa construção, entre em contato com a gente pelo email contato@courb.org.

Sobre este autor
Cita: COURB Brasil. "Construção colaborativa das cidades: Veja como foi o 2º Encontro realizado pelo COURB" 06 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884960/construcao-colaborativa-das-cidades-veja-como-foi-o-2o-encontro-realizado-pelo-courb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.