Escada helicoidal parece flutuar no espaço, revestida com 10 toneladas de cobre

© David Trood

Através da entrada do Experimentarium, projetado pelo escritório de arquitetura CEBRA, os visitantes podem imediatamente avistar a escada helicoidal de cobre. Ela tem 100 metros de comprimento, é suportada por 160 toneladas de aço e revestida com 10 toneladas de cobre de 7 mm de espessura.

Escada helicoidal parece flutuar no espaço, revestida com 10 toneladas de cobre - Mais Imagens+ 13

© David Trood
© David Trood

Tanto formalmente quanto através da escolha material, a escada invoca um sentimento de ciência. A ideia da tira de DNA foi proposta durante uma oficina com Jakob Bohr, professor da DTU Nanotech, e foi abstraída na Helix construída.

© Mikkel Frost

Funcionalmente, a escada cria uma experiência distinta e sinuosa do piso ao chão, conectando quatro andares, permitindo circulações contínuas entre os vários programas do projeto - exposições, um café, centro de convenções, instalações de ensino e instalações de pessoal que têm uma conexão visual com as áreas de visitantes, como espaços para oficinas. Para abordar os visitantes de todas as idades, o detalhe do corrimão inclui um recuo alto e baixo para adultos e crianças.

1: 0,7 mm de cobre / 2: Degraus / 3: Corrimão pintado (para adultos) / 3.1: Corrimão pintado (para crianças) /4: Longarina de aço pintada / 5: Iluminação LED
© David Trood

A complexidade dos sistemas estruturais utilizados em Experimentarium não é aparente à primeira vista. Construído principalmente de elementos pré-fabricados, com estruturas de piso constituídas por lajes aninhadas e por concreto estrutural em vigas, aços e colunas de concreto. Em alguns lugares, para reduzir o número de colunas, os pisos são tracionados desde cima. É assim que a entrada principal pode ser livre de coluna e permitir que a escada Helix se torne um objeto escultural no espaço.

Elevação
Seção paramétrica Screendump

Escada helicoidal parece flutuar no espaço, revestida com 10 toneladas de cobre - Mais Imagens+ 13

Notícia via CEBRA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Buckley, Samantha. "Escada helicoidal parece flutuar no espaço, revestida com 10 toneladas de cobre" [CEBRA's Spiral Staircase Floats Weightlessly With 10 Tons of Copper] 04 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884794/escada-helicoidal-parece-flutuar-no-espaco-revestida-com-10-toneladas-de-cobre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.