O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Ciências
  4. Dinamarca
  5. CEBRA
  6. 2017
  7. Experimentarium / CEBRA

Experimentarium / CEBRA

Experimentarium / CEBRA
Experimentarium / CEBRA, © Adam Mørk
© Adam Mørk

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Tuborg Havnevej, 2900 Hellerup, Dinamarca
  • Área

    25000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O novo Experimantarium se abre para a cidade

“O objetivo do projeto é uma mudança radical na expressão arquitetônica do Experimentarium. Um edifício antigamente introvertido agora aparece como uma atração vibrante e extrovertida”, explica o sócio fundador do escritório CEBRA, Kolja Nielsen.

Deste 1991, Experimentarium tem apresentado exposições desafiadoras e inspiradoras em um cenário que originalmente servia de planta de engarrafamento da fábrica e cervejaria Tuborg,

© Adam Mørk
© Adam Mørk

"Queríamos acender uma faísca nas crianças e nos jovens, inspirando-os a explorar e compreender nosso maravilhoso mundo. É por isso que a curiosidade é o principal elemento que compõe o Experimentarium. Agora esta curiosidade ganha um espetacular ambiente flexível; nós duplicamos a área de exposição, e o jardim no terraço vai reforçar o conjunto como uma atração durante o ano todo," acrescenta Kim Gladstone Herlev, diretor do Experimentarium.

Axonométrica
Axonométrica

As diferentes funções do edifício são visíveis para a cidade na forma de volumes empilhados, afastados em relação a base, se abrindo para seu entorno com grandes aberturas em vidro e criando uma conexão visual ao universo científico de seus interiores. As caixas são revestidas em uma fachada composta de painéis de alumínio perfurados formando um contraste com a base, onde a alvenaria existente é preservada, enfatizando o encontro entre o novo e antigo, entre passado e futuro, e entre a ciência natural e a engenharia. As perfurações criam uma padronagem que ilustra como mudam o fluxo de ar e fluídos, quando encontram resistência. A narrativa da fachada é desenvolvida em uma próxima colaboração entre Experimentarium e CEBRA.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Escadaria em hélice

Na primeira experiência, uma escadaria em hélice dá das boas vindas ao visitante com seu revestimento em cobre radiante, atestando que entraram em um mundo da ciência. 

"A escadaria garante bom fluxo interno e cria coerência entre os pavimentos. Ao mesmo tempo, substancia o foco científico do edifício," explica Kolja Nielsen. "Durante a oficina com Jakob Bohr, professor da Nanotech DTU, nos inspiramos para trabalhar a escada como uma versão abstrata da estrutura do DNA. Foi assim que nasceu a ideia da escadaria."

A escadaria possui 100 metros de comprimento e foi construída de 160 toneladas de ferro e revestida com 10 tons de alumínio.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Em 2011, CEBRA venceu o concurso internacional de arquitetura para projetar o novo Experimentarium. Além de dobrar a área expositiva, a reforma inclui um grande terraço jardim, que se abre as atividades durante a primavera de 2017, com instalações contemporâneas para funcionários com constante contato para as áreas de visita, um grande café e área de pique-nique, um centro de convenções além de instalações de ensino e uma série de oficinas. 

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Experimentarium / CEBRA" [Experimentarium / CEBRA] 15 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868972/experimentarium-cebra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.