O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu arqueológico no Líbano incorpora artefatos antigos em sua estrutura

Museu arqueológico no Líbano incorpora artefatos antigos em sua estrutura

Museu arqueológico no Líbano incorpora artefatos antigos em sua estrutura
Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo
Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo

Kharayeb Archaeological Museum (KAM) foi projetado pelo escritório Shiogumo nos campos rurais da cidade costeira de Kharayeb, localizada no sul do Líbano. O museu site-specific foi comissionado pelos diretores da exploração arqueológica no sítio, a Dr. Ida Oggiano (Istituto di Studi sul Mediterraneo Antico of CNR, Itália) e o Dr. Wissam Khalil (Universidade Libanesa), para preservar e fortalecer o sentido histórico, cultural e público do lugar. 

Cortesia de Shiogumo Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo + 27

Um dos principais objetivos do projeto era melhorar o uso dos espaços por parte dos habitantes locais, e, ao mesmo tempo, preservar o contexto natural e rural. Hoje, o sítio é usado pelos locais como "um parque informal, um lugar para namorar escondido e até mesmo um espaço para caçadas", segundo os arquitetos. Oferecendo uma resposta ao contexto, o museu é dividido em uma série de pavilhões independentes: o Pavilhão de Exposições, o Pavilhão de Administração e Serviços, o Café e o Pavilhão de Entrada.

Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo
Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo

O Pavilhão de Exposições compreende a exibição permanente (the Forest of Light), um espaço para exposições temporárias (the Clearing), um espaço de depósito (the Hollow Boulder), um mirante (Cloud on Stilts). O pavilhão é ao ar livre e não apresenta limites físicos para definir o espaço. Seu pavimento, de cascalho branco, estala ao passo dos visitantes, mesclando auditivamente o espaço ao ambiente externo. Parte da decisão de mantê-lo tão aberto e informal foi encorajar as pessoas a explorar a história dos artefatos do museu, em vez de serem intimidados pela formalidade de um espaço fechado.

Cortesia de Shiogumo
Cortesia de Shiogumo

O sítio arqueológico remonta à era tardia do ferro e incluiu um templo datado das idades persa e helenística. Descoberto em 1946, os artefatos mais importante do sítio são as milhares de pequenas figuras de terracota produzidas em massa em Kharayeb. Essas figuras desempenham um papel fundamental no projeto do museu da Shiogumo. Em meio à "floresta" das colunas aço corten, as figuras parecem flutuar. Protegidas por vidro e inseridas no meio da seção longitudinal das colunas de aço, as figuras recebem destaque na exposição. 

Museu arqueológico no Líbano incorpora artefatos antigos em sua estrutura , Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo
Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo
Cortesia de Shiogumo
Cortesia de Shiogumo

O Pavilhão de Administração e Serviços abriga a recepção, o balcão de informações, as salas dos funcionários e banheiros públicos. O pavilhão foi construído elevado do chão, permitindo a máxima preservação possível do solo. 

Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo
Cortesia de Ziad Abi Karam para Shiogumo
Cortesia de Shiogumo
Cortesia de Shiogumo

O Pavilhão que abriga o café se localiza onde anteriormente estavam as tendas dos arqueologistas que escavaram o sítio em 1969. Já o Pavilhão de Entrada foi construído entre o estacionamento e o sítio arqueológico. Os ingressos - gratuitos aos moradores locais - podem ser comprados nessa estrutura. 

Ver a galeria completa

Cita: Buckley, Samantha. "Museu arqueológico no Líbano incorpora artefatos antigos em sua estrutura " [Museum Proposal Displays Floating Figurines in Corten Columns of Light] 03 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884596/museu-arqueologico-no-libano-incorpora-artefatos-antigos-em-sua-estrutura> ISSN 0719-8906