O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira

Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira

Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira
Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira, © Emanuil Albert
© Emanuil Albert

O projeto em madeira de Downtown studio para uma biblioteca urbana na Bulgária é uma proposta que aborda as ferramentas do projeto paramétrico na construção de estruturas leves, resistentes e transportáveis.

O projeto, uma forma natural ondulada que se desenvolve em um semicírculo, é construída por uma série de módulos de madeira que proporcionam um espaço público com estantes para expor e compartilhar livros.

© Emanuil Albert © Emanuil Albert © Emanuil Albert © Emanuil Albert + 29

Descrição pelos autores. Criada por uma equipe de jovens arquitetos e designers, "Rapana" é a primeira biblioteca urbana em Varna, Bulgária.

© Emanuil Albert
© Emanuil Albert

© Emanuil Albert © Emanuil Albert © Emanuil Albert © Emanuil Albert + 29

Hoje em dia a vida dos jovens está quase completamente baseada na era digital, diminuindo a popularidade dos livros nessa geração. Uma equipe de arquitetos e designers (Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva) decidiram fazer o possível para resolver parcialmente esse problema mediante a construção de uma biblioteca pública.

© Emanuil Albert
© Emanuil Albert

Varna é uma cidade situada na costa e chamada da "capital litorânea da Bulgária". Essa é a principal razão pela qual a forma do conceito eleito da biblioteca se assemelha à carapaça de um caracol do mar.

© Emanuil Albert
© Emanuil Albert

O projeto foi inspirado pela natureza e suas formas orgânicas. A instalação leva em consideração os aspectos mais importantes da identidade da cidade: o mar e seu valor para os cidadãos de Varna. A construção abstrata se desenrola de um só ponto focal para um semi-círculo enquanto cria um espaço público ao mesmo tempo que estantes para livros.

© Emanuil Albert
© Emanuil Albert

"Rapana" foi projetado utilizando as ferramentas de projeto paramétrico Rhinoceros 3D e Grasshopper, que possibilitam aos arquitetos provar diferentes formas e variações. Usando o software, a equipe testou mais de 20 variações, mudando a quantidade de peças de madeira verticais e horizontais, seu comprimento e altura. Finalizou-se com um projeto final, ajustando o orçamento e o conceito da biblioteca aberta, proporcionando um fácil acesso para os leitores, espaços para sentar, além de um pequeno cenário para artistas de rua e uma sala de aula.

Usando as ferramentas 3D de Rhinoceros, a construção foi dividida em peças, que foram produzidas utilizando uma máquina CNC a partir de chapas de madeira de 250 x 125 cm. A biblioteca de rua foi construída com 240 peças de madeira, com capacidade total de 1.500 livros.

Arquitetos: Downtown studio
Arquiteto Principal: Yuzdzhan Turgaev
Localização: Varna, Bulgária
Ano de Finalização: 2017
Fotografia: Emanuil Albert

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Como construir uma biblioteca urbana paramétrica com 240 peças de madeira" [Cómo construir una biblioteca urbana paramétrica con 240 piezas de madera ] 22 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884039/como-construir-uma-biblioteca-urbana-parametrica-com-240-pecas-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.