Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico

Projeto PleatPod estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico - Mais Imagens+ 6

O "PleatPod", de Leanne Zilka, dá continuidade à uma série de projetos que busca a independência estrutural de materiais que os arquitetos costumam aplicar como acabamento ou tratamento. Feito de tecido reciclado e um núcleo em MDF, este é um exemplo de um objeto independente onde "estrutura, padrão e pele" são inseparáveis.

O tecido é tradicionalmente algo que fica fora do "difícil" mundo do ambiente construído. Ao olhar para além da disciplina e estudar de perto as técnicas dos designers de moda e têxteis, Leanne Zilka, da ZILKA Studio, desenvolveu um método de usar dobras simples para criar um pavilhão independente que existe "entre arquitetura e vestuário".

Cortesia de ZILKA Studio

A forma e a rigidez do projeto foram originalmente testadas através de iterações em escala têxtil. Ao testar a tensão que ocorre quando o tecido é dobrado sobre si mesmo, Zilka foi capaz de criar uma situação em que o material não poderia flexionar mais. O design foi, então, realizado usando novas ferramentas de modelagem e fabricação digital para redimensioná-lo no tamanho de uma pequena edificação.

Cortesia de ZILKA Studio

O resultado é uma estrutura independente que dobra-se como uma sanfona, variando em densidade de acordo com um padrão projetado por Zilka. As dobras reunidas estabilizam o PleatPod e proporcionam maior atenuação do som devido ao aumento da área de superfície.

Cortesia de ZILKA Studio

O PleatPod é o segundo projeto do seu tipo concluído pelo ZILKA Studio. Seu antecessor, "Frozen Curtain", empregou uma técnica de plissagem semelhante para criar um objeto que atuasse como barreira espacial, parede acústica e palco colorido para a interface pública da RMIT School of Fashion. A flexibilidade em trabalhar com tecido permitiu que a cortina fosse tecida e montada em torno de dutos e serviços existentes, criando um efeito de ondulação dinâmico onde quer que seja interrompido. "Frozen Curtain" foi concluída em colaboração com Paul Morgan Architects.

Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio

Tanto o "PleatPod" quanto "Frozen Curtain" funcionam como divisórias espaciais e barreiras acústicas, tornando-os apropriados para receber eventos pop-up ou espaços de reunião dentro dos espaços existentes. O "PleatPod", encomendado pela Universidade RMIT, atualmente funciona como uma sala de reuniões dentro do Design Hub da Sean Godsell.

Para mais informações, acesse https://www.zilkastudio.com.au/

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Crockett, Lauren. "Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico" [Colourful new “PleatPod” Redefines Fabric as an Architectural Material ] 23 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883999/projeto-pleatpod-estuda-formas-de-usar-o-tecido-como-elemento-arquitetonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.