O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico

Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico

  • 16:00 - 23 Novembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico
Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico, Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio

Cortesia de ZILKA Studio Cortesia de ZILKA Studio Cortesia de ZILKA Studio + 11

O "PleatPod", de Leanne Zilka, dá continuidade à uma série de projetos que busca a independência estrutural de materiais que os arquitetos costumam aplicar como acabamento ou tratamento. Feito de tecido reciclado e um núcleo em MDF, este é um exemplo de um objeto independente onde "estrutura, padrão e pele" são inseparáveis.

O tecido é tradicionalmente algo que fica fora do "difícil" mundo do ambiente construído. Ao olhar para além da disciplina e estudar de perto as técnicas dos designers de moda e têxteis, Leanne Zilka, da ZILKA Studio, desenvolveu um método de usar dobras simples para criar um pavilhão independente que existe "entre arquitetura e vestuário".

Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio

A forma e a rigidez do projeto foram originalmente testadas através de iterações em escala têxtil. Ao testar a tensão que ocorre quando o tecido é dobrado sobre si mesmo, Zilka foi capaz de criar uma situação em que o material não poderia flexionar mais. O design foi, então, realizado usando novas ferramentas de modelagem e fabricação digital para redimensioná-lo no tamanho de uma pequena edificação.

Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio

O resultado é uma estrutura independente que dobra-se como uma sanfona, variando em densidade de acordo com um padrão projetado por Zilka. As dobras reunidas estabilizam o PleatPod e proporcionam maior atenuação do som devido ao aumento da área de superfície.

Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio

O PleatPod é o segundo projeto do seu tipo concluído pelo ZILKA Studio. Seu antecessor, "Frozen Curtain", empregou uma técnica de plissagem semelhante para criar um objeto que atuasse como barreira espacial, parede acústica e palco colorido para a interface pública da RMIT School of Fashion. A flexibilidade em trabalhar com tecido permitiu que a cortina fosse tecida e montada em torno de dutos e serviços existentes, criando um efeito de ondulação dinâmico onde quer que seja interrompido. "Frozen Curtain" foi concluída em colaboração com Paul Morgan Architects.

Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio
Cortesia de ZILKA Studio

Tanto o "PleatPod" quanto "Frozen Curtain" funcionam como divisórias espaciais e barreiras acústicas, tornando-os apropriados para receber eventos pop-up ou espaços de reunião dentro dos espaços existentes. O "PleatPod", encomendado pela Universidade RMIT, atualmente funciona como uma sala de reuniões dentro do Design Hub da Sean Godsell.

Para mais informações, acesse https://www.zilkastudio.com.au/

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Lauren Crockett
Autor
Cita: Crockett, Lauren. "Projeto "PleatPod" estuda formas de usar o tecido como elemento arquitetônico" [Colourful new “PleatPod” Redefines Fabric as an Architectural Material ] 23 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883999/projeto-pleatpod-estuda-formas-de-usar-o-tecido-como-elemento-arquitetonico> ISSN 0719-8906