Mecanoo + Beyer Blinder Belle projetam reforma do principal edifício da New York Public Library

A New York Public Library apresentou o projeto de reforma que irá transformar o icônico Edifício Stephen A. Schwarzman, principal sede da instituição situada na 42nd Street esquina com a Quinta Avenida. Concebido em conjunto por Mecanoo e Beyer Blinder Belle, o masterplan de US$ 317 milhões deverá qualificar a acessibilidade da biblioteca e ampliar o espaço público de pesquisa, exposições e programas educacionais em até 20%.

"Por mais de um século, o edifício Schwarzman tem desenvolvido um importante papel de acesso à informação e preservação do conhecimento mundial", disse o presidente da New York Public Library, Tony Marx. "Somos responsáveis por preservar esta arquitetura maravilhosa e seu papel como um importante espaço cívico, ao mesmo tempo que o preparamos para o futuro, para mais um século de prestação de serviços de qualidade para a comunidade. Acreditamos que o projeto desenvolvido representa exatamente este ideal".

Mecanoo + Beyer Blinder Belle projetam reforma do principal edifício da New York Public Library - Mais Imagens+ 8

Ao contrário do esquema anterior proposto pela Foster + Partners (dispensado em 2014) que alterava significativamente os espaços existentes da biblioteca, o projeto proposto por Mecanoo + Beyer Blinder Belle aborda a reforma a partir de um ponto de vista mais sensível, aproveitando principalmente as áreas atualmente subutilizadas.

Atuais áreas funcionais e de armazenamento serão transformados em espaços públicos de pesquisa, exposição e educativos, incluindo um novo Centro de Pesquisa e Aprendizagem e a nova Sala Lenox and Astor, que abrigará o acervo de livros e obras de arte doadas à biblioteca pelo filantropo e curador Brooke Astor. O programa essencial e seus serviços básicos serão mantidos e modernizados, enquanto um novo café e uma área ampliada de armazenamento para a biblioteca serão introduzidos.

A nova Sala Lenox and Astor abrigará livros e obras doadas à instituição por Brooke Astor, filantropo de longa data. Imagem Cortesia de Mecanoo + Beyer Blinder Belle
A nova entrada da 40th Street dá acesso ao Centro de Pesquisa e Aprendizagem, onde os usuários poderão acessar todo o material das coleções da biblioteca. Imagem Cortesia de Mecanoo + Beyer Blinder Belle

Para reduzir as filas na entrada principal da biblioteca pela Quinta Avenida, será criada uma nova entrada através da 40th Street, onde uma nova praça e um conjunto de elevadores serão implantados. O histórico Hall Gottesman também receberá novos ares à medida que transforma-se-á no em um novo espaço para exposições permanentes, porém rotativas, dos tesouros da NYPL (New York Public Library).

"Desenvolvemos um masterplan que aderiu inerentemente à lógica de um edifício Beaux-Arts", disse o fundador da Mecanoo, Francine Houben. "Nossas propostas são sutis e inteligentes - direcionando os fluxos dos usuários, por exemplo, ou para melhorar a qualidade e a funcionalidade dos espaços atualmente subutilizados".

A reforma da New York Public Library incluirá novos espaços expositivos, como este que ocupará uma área atualmente utilizada pela loja de presentes. Imagem Cortesia de Mecanoo + Beyer Blinder Belle

Os novos elementos do programa proporcionam a biblioteca componentes fundamentais para encarar futuros desafios, ao mesmo tempo em que complementam os espaços mais tradicionais do edifício, como as salas de leitura de Mapas, Periódicos e Genealogia; o Astor Hall; e a impressionate Rose Main Reading Room, recém inaugurada após dois anos de reforma.

"O masterplan se apoia neste histórico edifício e ícone da arquitetura da cidade de Nova Iorque", disse Elizabeth Leber, da Beyer Blinder Belle. "Estamos buscando introduzir clareza, facilidade de operação e acessibilidade, além de promover novos usos e programas, ao mesmo tempo em que qualifica seus recursos arquitetônicos mais significativos".

Conexão entre uma biblioteca de Mid-Manhattan, o Edifício Stephen A. Schwarzman e o Bryant Park são elementos importantes do plano mestre. Imagem © Mecanoo Architecten

Além do projeto para o icônico Edifício Stephen A. Schwarzm, Mecanoo + Beyer Blinder Belle também são responsáveis pelo projeto de renovação da Mid-Manhattan Library, a maior unidade de empréstimo de livros da NYPL. Enquanto a reforma está em andamento, os volumes de empréstimo encontram-se disponíveis no Edifício Stephen A. Schwarzman. Assim que as obras sejam concluídas na Mid-Manhattan Library e os volumes tenham retornado para sua habitual biblioteca, Mecanoo + Beyer Blinder Belle promoverão um estudo adicional examinando possibilidades para este espaço de armazenamento de mais de 16 mil metros quadrados.

"A Biblioteca pretende, através deste estudo, avaliar todas as opções possíveis, com o objetivo principal de melhor servir os usuários que dependem dessa grande instituição que agora, aponta para o futuro", disse William Kelly, diretor de pesquisa da Andrew W. Mellon Library.

Saiba mais sobre o projeto em matéria do New York Times, aqui.

First Renderings Revealed of Mecanoo + Beyer Blinder Belle's New York Public Library Renovation

The New York Public Library has revealed the first renderings of Mecanoo and Beyer Blinder Belle's renovation of the NYPL's Mid-Manhattan Library at the corner of 5th Avenue and 40th Street, diagonally across from the library's main branch, the Stephen A. Schwarzman Building on Bryant Park.

NYPL's Stunning Rose Main Reading Room to Open After Two-Year Renovation

This article was originally published by 6sqft as "PHOTOS: After two-year renovation, NYPL's historic Rose Main Reading Room will reopen October 5th." After being closed for a two-year restoration, the New York Public Library 's historic Rose Main Reading Room and Bill Blass Public Catalog Room will reopen to the public ahead of schedule on Wednesday, October 5th at 10am.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Mecanoo + Beyer Blinder Belle projetam reforma do principal edifício da New York Public Library" [Mecanoo and Beyer Blinder Belle Unveil $317 Million Masterplan for the New York Public Library's Main Branch] 21 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883902/mecanoo-plus-beyer-blinder-belle-projetam-reforma-do-principal-edificio-da-new-york-public-library> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.