O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"

Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"

Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"
Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens", Laboratório Barberí / RCR Arquitectes. Image © Hisao Suzuki
Laboratório Barberí / RCR Arquitectes. Image © Hisao Suzuki

Na última semana, em 7 de novembro e sob o título "Criatividade Compartilhada", Rafael Aranda, co-fundador do RCR Arquitectes junto a Carme Pigem e Ramón Vilalta, palestraram no Palácio Miramar de San Sebastián (País Basco, Espanha), na conferência inaugural da I Bienal Internacional de Arquitetura MUGAK.

Diante de uma lotada platéia com mais de 200 pessoas, Aranda referiu-se ao processo criativo desenvolvido pelo estúdio catalão vencedor do Prêmio Pritzker 2017 e que se baseia na frase do pedagogo José Antonio Marina: "a criatividade compartilhada é o que permite para um grupo de pessoas não necessariamente extraordinárias obter resultados extraordinários ".

Entrevista a Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK
Entrevista a Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK

Desta forma, Rafael mostrou e comentou alguns dos extraordinários projetos gerados a partir do modo criativo de fazer e sentir a arquitetura. Também observou que esses projetos são sempre abordados com "o mesmo pensamento: aproximar a natureza das pessoas". Nesse sentido, apresentou exemplos da convivência com a natureza, a quebra de barreiras entre o interior e o exterior e optou por propostas em que "quanto mais o tempo passa, menos arquitetura será, pois a vegetação crescerá e será cada vez mais natural". Chegando a um momento em que não exista diferença entre o natural e o artificial, conseguindo que a "arquitetura seja um todo".

Estádio de Atletismo / RCR Arquitectes. Image © Ramón Prat
Estádio de Atletismo / RCR Arquitectes. Image © Ramón Prat

Por outro lado, o arquiteto enfatizou o importante papel do usuário dentro de suas intervenções arquitetônicas e o uso que esses usuários fazem delas:

Não estamos interessados em um espaço configurado. É a pessoa que configura e ativa o espaço e não o espaço que configura como as pessoas precisam estar nele. Nós gostamos de espaços que são paisagens.

Por fim, Aranda enfatizou a importância do contexto e ambiente da cidade de Olot para o estúdio RCR, onde, como explicou, "aprendemos com a pobreza, o essencial. Algumas paredes e algumas tábuas. Aprendemos a lógica construtiva. Com materiais mínimos se pode obter muito".

Restaurante Les Cols / RCR Arquitectes. Image © Hisao Suzuki
Restaurante Les Cols / RCR Arquitectes. Image © Hisao Suzuki

Na mesma linha, explicou por que o lugar onde localiza-se seu estúdio, a antiga fundição Barberí, um lugar "que nos emocionou", é tão importante em seu processo criativo. É a necessidade de "estar em um lugar que nos permita ir além de construir edifícios, que nos permita pensar e emocionar as pessoas"

Esta conferência foi o primeiro de muitos eventos que foram apreciados ao longo da semana inaugural à 1ª Bienal de Arquitetura de Mugak e que terminou com a conferência do arquiteto japonês Sou Fujimoto. A Bienal continuará a ser realizada nos próximos meses, entre novembro, dezembro e janeiro, e fará da cidade de San Sebastían o fórum de arquitetura para acadêmicos, profissionais, estudantes universitários e cidadãos em geral.

Conferencia de Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK
Conferencia de Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK
Cita: García Librero, Javier. "Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"" [Rafael Aranda de RCR Arquitectes: 'Nos interesan los espacios que son paisajes'] 20 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883706/rafael-aranda-do-rcr-arquitectes-estamos-interessados-em-espacos-que-sao-paisagens> ISSN 0719-8906