Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"

Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"

Na última semana, em 7 de novembro e sob o título "Criatividade Compartilhada", Rafael Aranda, co-fundador do RCR Arquitectes junto a Carme Pigem e Ramón Vilalta, palestraram no Palácio Miramar de San Sebastián (País Basco, Espanha), na conferência inaugural da I Bienal Internacional de Arquitetura MUGAK.

Diante de uma lotada platéia com mais de 200 pessoas, Aranda referiu-se ao processo criativo desenvolvido pelo estúdio catalão vencedor do Prêmio Pritzker 2017 e que se baseia na frase do pedagogo José Antonio Marina: "a criatividade compartilhada é o que permite para um grupo de pessoas não necessariamente extraordinárias obter resultados extraordinários ".

Entrevista a Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK
Entrevista a Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK

Desta forma, Rafael mostrou e comentou alguns dos extraordinários projetos gerados a partir do modo criativo de fazer e sentir a arquitetura. Também observou que esses projetos são sempre abordados com "o mesmo pensamento: aproximar a natureza das pessoas". Nesse sentido, apresentou exemplos da convivência com a natureza, a quebra de barreiras entre o interior e o exterior e optou por propostas em que "quanto mais o tempo passa, menos arquitetura será, pois a vegetação crescerá e será cada vez mais natural". Chegando a um momento em que não exista diferença entre o natural e o artificial, conseguindo que a "arquitetura seja um todo".

Estádio de Atletismo / RCR Arquitectes. Image © Ramón Prat
Estádio de Atletismo / RCR Arquitectes. Image © Ramón Prat

Por outro lado, o arquiteto enfatizou o importante papel do usuário dentro de suas intervenções arquitetônicas e o uso que esses usuários fazem delas:

Não estamos interessados em um espaço configurado. É a pessoa que configura e ativa o espaço e não o espaço que configura como as pessoas precisam estar nele. Nós gostamos de espaços que são paisagens.

Por fim, Aranda enfatizou a importância do contexto e ambiente da cidade de Olot para o estúdio RCR, onde, como explicou, "aprendemos com a pobreza, o essencial. Algumas paredes e algumas tábuas. Aprendemos a lógica construtiva. Com materiais mínimos se pode obter muito".

Restaurante Les Cols / RCR Arquitectes. Image © Hisao Suzuki
Restaurante Les Cols / RCR Arquitectes. Image © Hisao Suzuki

Na mesma linha, explicou por que o lugar onde localiza-se seu estúdio, a antiga fundição Barberí, um lugar "que nos emocionou", é tão importante em seu processo criativo. É a necessidade de "estar em um lugar que nos permita ir além de construir edifícios, que nos permita pensar e emocionar as pessoas"

Esta conferência foi o primeiro de muitos eventos que foram apreciados ao longo da semana inaugural à 1ª Bienal de Arquitetura de Mugak e que terminou com a conferência do arquiteto japonês Sou Fujimoto. A Bienal continuará a ser realizada nos próximos meses, entre novembro, dezembro e janeiro, e fará da cidade de San Sebastían o fórum de arquitetura para acadêmicos, profissionais, estudantes universitários e cidadãos em geral.

Conferencia de Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK
Conferencia de Rafael Aranda (RCR Arquitectes) en la MUGAK. Image Cortesía de MUGAK
Sobre este autor
Cita: García Librero, Javier. "Rafael Aranda do RCR Arquitectes: "Estamos interessados em espaços que são paisagens"" [Rafael Aranda de RCR Arquitectes: 'Nos interesan los espacios que son paisajes'] 20 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883706/rafael-aranda-do-rcr-arquitectes-estamos-interessados-em-espacos-que-sao-paisagens> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.