Quinta da Malagueira, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra

Em continuação à série de publicações com ensaios de obras icônicas registradas por Fernando Guerra, hoje apresentamos fotografias da Quinta da Malagueira, obra do arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

Localizado na cidade de Évora, a cerca de 160 km da capital portuguesa, o conjunto habitacional suburbano Quinta da Malagueira teve início em 1973, e ao longo de 20 anos, implantou 1200 células habitacionais com dois pavimentos e plantas variadas, dispostas ao longo de 27 hectares.

© Fernando Guerra | FG+SG

A priori, pelo desenvolvimento projetual, existia a ideia da construção de uma nova comunidade destinada aos residentes locais, mas que ao longo do processo, passou compor o modelo habitacional social. Historicamente, a área abrigou dois bairros - Santa Maria e Nossa Senhora da Glória, fazendo com que Siza concebesse o projeto seguindo parte do tecido urbano existente, sob a criação de modelos habitacionais, com variações nas plantas - tipo Pátio ou Átrio em um terreno de 8×11 metros e ainda na implantação e usos - residencial, comercial e espaços públicos.

Urbanisticamente, o modelo concebido condiciona importantes relações aos moradores: ruas estreitas, harmonia entre as áreas públicas e privadas, conexões, áreas caminháveis e de convívio, e ainda, infraestrutura básica - água e eletricidade.

© Fernando Guerra | FG+SG

Confira o conjunto completo de fotografias da obra a seguir:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Quinta da Malagueira, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra" 15 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883218/quinta-da-malagueira-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-fernando-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.