Instalação de arco de tijolos dissolve-se com a chuva deixando um esqueleto de argamassa

Às vezes conhecida como a "Ilha dos Deuses", a Ilha de Jeju na Coréia do Sul é caracterizada por suas rochas vulcânicas, cachoeiras deslumbrantes e clima quente e tropical. Aqui, a vida é conectada à natureza e a arquitetura está em harmonia com a paisagem. Dissolving Arch, uma instalação específica para o tempo feita por stpmj, responde ao ambiente tropical da ilha. A estrutura começou a vida como uma abóbada de tijolos sólidos, que depois se dissolveu lentamente nos períodos quentes e chuvosos de Jeju para tornar-se um esqueleto leve e poroso feito da argamassa que conecta as pessoas com a natureza.

Instalação de arco de tijolos dissolve-se com a chuva deixando um esqueleto de argamassa - Mais Imagens+ 15

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj

O conceito do projeto decorre da curiosidade dos arquitetos sobre a materialidade do tijolo e da estrutura. A instalação foi construída principalmente de pedras de sal, um material que tem duas qualidades definidoras: translucidez e solubilidade. Cada peça de pedra de sal media 200 x 100 x 50 milímetros, e a construção foi completada usando uma argamassa de cimento. Para construir a instalação, cada pedra foi classificada de um lado para garantir a sua adesão à argamassa, enquanto o cimento foi reforçado com fios de aço. No estado inicial da instalação, os tijolos de pedra de sal fechavam o arco criando um objeto denso e sólido. Apesar de bloqueado do exterior, o espaço foi iluminado por filtros de luz que filtravam as unidades de cor rosa.

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj
© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj

Durante o período de exposição de três meses, a chuva e a umidade de Jeju dissolveram os tijolos de pedra de sal, deixando para trás apenas o esqueleto de argamassa armada. À medida que a estrutura começou a deixar mais luz e criar uma conexão com a natureza, a experiência dentro do espaço gradualmente se transformou.

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj

A ambição de stmpj era criar um diálogo no qual um objeto sólido e denso, bloqueado de seus arredores, pudesse se transformar em uma estrutura leve e iluminada que conectasse as pessoas com a natureza. Ao contrário do tijolo de barro tradicional, o sal de rocha não absorve a umidade da argamassa e cria uma superfície áspera e friccional - a estrutura remanescente é suave. O estado final de Dissolving Arch é o que permite que a luz penetre, dissolvendo a barreira entre o interior e o exterior.

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj
Perspectiva Axonométrica + Detalhe

Arquitetos: stpmj
Equipe de Projeto: Seung Teak Lee, Mi Jung Lim, Seung Yeon Han
Localização: Osulloc Tea Museum, Seoguipo, Jeju Island, Coreia
Programa: Instalação Temporária
Área: 3,60 m² (1,20 m x 3,00 m x 2,40 m)
Engenharia Estrutural: Centum Engineering
Construção: stpmj
Cliente: Amorepacific Museum of Art
Ano de Conclusão: June 2017
Fotografias: EH(Kyoungtae Kim) + stpmj

Publicado originalmente em 14 de outubro de 2017.

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abourezk, Alya. "Instalação de arco de tijolos dissolve-se com a chuva deixando um esqueleto de argamassa" [This Brick Arch Installation Dissolves in the Rain to Leave a Mortar Skeleton] 23 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882486/instalacao-de-arco-de-tijolos-dissolve-se-com-a-chuva-deixando-um-esqueleto-de-argamassa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.