Dois projetos recebem o Prêmio de Arquitetura Espanhola 2017

Pela terceira vez desde sua fundação em 1993, o Prêmio de Arquitetura Espanhola foi entregue a dois projetos: o Museu das Coleções Reais (Madri) projetado por Mansilla + Tuñón Arquitectos, e o Palácio de Congressos e Hotel em Palma de Mallorca, projetado por Francisco Mangado.

O prêmio entregue bienalmente pelo júri do colegiado superior do Colegio de Arquitectos de España (CSCAE) procura divulgar publicamente a qualidade dos trabalhos arquitetônicos realizados na Espanha e que são considerados dignos de reconhecimento por sua singularidade arquitetônica, sua contribuição inovadora e sua qualidade construída paradigmática " .

Museu das Coleções Reais / Mansilla + Tuñón Arquitectos

Museu das Coleções Reais / Mansilla + Tuñón Arquitectos. Image © Luis Asín

Construído em Madrid, o projeto de Mansill + Tuñón Arquitectos já havia sido escolhido como vencedor do primeiro prêmio COAM 2016, fez parte da seleção da XIII Bienal de Arquitetura Espanhola e Urbanismo (XIII BEAU) e ganhou o FAD Architecture Award 2017.

Nas palavras do júri, "dada a dificuldade de uma intervenção contemporânea em um contexto histórico como o do Palácio Real de Madri e o propósito de realizar um exercício arquitetônico que resolvesse a dificuldade topográfica e paisagística do lado oeste da cidade, o Museu das Coleções Reais é capaz de assumir uma confluência massiva de visitantes e reforçar conexões para pedestres através de uma solução sólida e coerente".

Palácio de Congressos e Hotel. Palma de Mallorca / Francisco Mangado

Palácio de Congressos e Hotel. Palma de Mallorca / Francisco Mangado. Image © Juan Rodríguez

No que diz respeito a este trabalho em Palma de Maiorca, o júri destacou "a capacidade do Palacio de Congresos de, diante da dificuldade de realizar uma escala monumental na primeira linha do litoral e abordando duas situações tão diferentes quanto a vista do mar e a experiência urbana, afrontar esses desafios, dando ao interior uma sucessão contínua de espaços articulados para o trânsito de uma grande confluência pública".

Dessa forma, o júri também mencionou os projetos da Sala Beckett de Flores & Prats e da Indústria de Montagem Elétrica em Don Benito (Badajoz) do arquiteto José María Sánchez García.

Sala Beckett / Flores & Prats. Image © Adrià Goula

O Júri do Prêmio de Arquitetura Espanhola de 2017 foi presidido por Jordi Ludevid i Anglada, presidente da CSCAE e composto por Francisco Javier Martín Ramiro, vice-diretor geral de Arquitetura e Construção, da Direção Geral de Arquitetura, Habitação e Solo do Ministério do Desenvolvimento; Amando Cuellas Pestaña, Diretor Geral Adjunto do Organismo Autônomo de Gestão de Infraestruturas e Equipamentos de Educação e Cultura do Ministério da Educação, Cultura e Esportes; Carlos Miranda Barroso, reitor do Colégio Oficial de Arquitetos de Castilla y Leão-Leste, nomeado pelo plenário da CSCAE; e Inmaculada Esteban Maluenda, arquiteta nomeada pelo Plenário da CSCAE. O secretário do Júri foi Eloy Algorri García, Secretária Geral do CSCAE.

Via CSCAE.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Dois projetos recebem o Prêmio de Arquitetura Espanhola 2017" [Premio de Arquitectura Española 2017: Museo de las Colecciones Reales en Madrid y el Palacio de Congresos y Hotel de Palma] 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882074/dois-projetos-recebem-o-premio-de-arquitetura-espanhola-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.