O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Monumento Nacional do Holocausto projetado pelo Studio Libeskind é inaugurado em Ottawa, Canadá

Monumento Nacional do Holocausto projetado pelo Studio Libeskind é inaugurado em Ottawa, Canadá

Monumento Nacional do Holocausto projetado pelo Studio Libeskind é inaugurado em Ottawa, Canadá
Monumento Nacional do Holocausto projetado pelo Studio Libeskind é inaugurado em Ottawa, Canadá, © Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind
© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind

O Monumento Nacional Canadense do Holocausto, projetado pelo Studio Libeskind, foi inaugurado em Ottawa, homenageando "os milhões de homens, mulheres e crianças inocentes que foram assassinados pelo regime nazista e reconhecendo os sobreviventes que conseguiram eventualmente fazer do Canadá seu novo lar".

Localizado em um terreno de 3.200 metros quadrados em frente ao Museu da Guerra Canadense, o monumento de concreto feito in loco evoca a forma da estrela de Davi de 6 pontas, desconstruída para criar um "ambiente experiencial" rico em simbolismos.

© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind © Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind © Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind © Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind + 4

© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind
© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind

"A estrela continua a ser o símbolo visual do Holocausto - um símbolo que milhões de judeus foram obrigados a usar pelos nazistas para identificá-los como judeus, excluí-los da humanidade e marcá-los para o extermínio", explicam os arquitetos. "Os espaços triangulares são representativos dos emblemas que os nazistas e seus colaboradores usavam para rotular homossexuais, ciganos, testemunhas de Jeová e prisioneiros políticos e religiosos."

Dois planos estabelecem caminhos simbólicos e circulatórios através da estrutura: um plano ascendente que "aponta para o futuro", e um plano descendente que leva aos espaços interiores contemplativos. Os ambientes específicos do programa estão localizados dentro dos seis triângulos de concreto, incluindo um espaço de interpretação educacional que descreve a história do Canadá e do Holocausto, três espaços de contemplação, um espaço de encontro central e o "Voo do céu" semelhante a uma catedral que abriga a Chama da Lembrança, em eterna combustão"

© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind
© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind

Murais de Edward Burtynsky são expostos nas paredes de cada espaço triangular, transportando os visitantes para as assustadoras paisagens do Holocausto. Dialogando com os edifícios do Parlamento, a "Escada da Esperança" leva os visitantes do espaço de encontro central para a praça superior. Ao redor do monumento, uma paisagem rochosa repleta de árvores de coníferas crescerá à medida que a estrutura envelhece, representando a passagem do tempo e a contribuição dos sobreviventes para a cultura e a sociedade do Canadá moderno.

"É extremamente importante ter projetado e realizado este monumento com uma equipe incrível", disse o arquiteto Daniel Libeskind.

"Este monumento não só cria um espaço público muito importante para a lembrança daqueles que foram assassinados no Holocausto, mas também é um constante lembrete de que o mundo de hoje está ameaçado pelo antissemitismo, pelo racismo e pelo fanatismo. O Canadá apoia os valores democráticos fundamentais das pessoas, independentemente da raça, classe ou credo, e esse monumento nacional é a expressão desses princípios e do futuro."

© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind
© Doublespace. Courtesy of Studio Libeskind

O Studio Libeskind foi selecionado para o projeto através de uma concorrência internacional com outros cinco reconhecidos escritórios. Veja as demais propostas aqui.

Saiba mais sobre o Memorial aqui.

Libeskind é selecionado para projetar o Monumento Nacional Canadense do Holocausto

A " Estrela de David alongada" de Daniel Libeskind foi escolhida como a proposta vencedora da competição internacional para o Monumento Nacional Canadense do Holocausto. Selecionado dentre uma lista de seis finalistas, o monumento "Landscape of Loss, Memory and Survival" deverá ser construído em 2015 na capital canadense, Ottawa, na esquina entre as RuasWellington e Booth.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Monumento Nacional do Holocausto projetado pelo Studio Libeskind é inaugurado em Ottawa, Canadá" 08 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881084/monumento-nacional-do-holocausto-projetado-pelo-studio-libeskind-e-inaugurado-em-ottawa-canada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.