Desenho de espaços de trabalho e sua influência na eficiência das pessoas

Durante anos se pensou que, para melhorar a eficiência e produtividade dos empregados no ambiente de trabalho, deveria projetar-se segundo a tradição taylorista: espaços abertos, despojados e anônimos que possibilitam o controle e evitam as distrações. Hoje, no entanto, já está demonstrado o contrário: um escritório enriquecido impacta na motivação, no compromisso e, consequentemente, no rendimento das pessoas.

As profundas mudanças que vivem acontecendo no mundo do trabalho transformaram o espaço de trabalho. O projeto do escritório evoluiu de um modelo passivo para um conceito de espaço de trabalho como ferramenta de apoio ativo às tarefas a serem desenvolvidas. Nesse novo paradigma são promovidos os ambientes que favorecem a mobilidade e o princípio de "não territorialidade".

Cortesía de Contract Workplaces

Em um escritório não-territorial, ninguém tem um posto fixo. À medida que o dia passa, as pessoas vão ocupando diversos espaços de acordo com sua própria agenda e com as características do trabalho que estejam fazendo. A razão dessa tendência está na melhor utilização do espaço, a redução dos custos, os avanços tecnológicos que permite maior flexibilidade, a possibilidade de criar um entorno que facilite a colaboração e a inovação.

Cortesía de Contract Workplaces

Enquanto isso, nos escritórios tradicionais, onde as pessoas passam um terço de seus dias presas em seus escritórios, o posto de trabalho se transforma em um território pessoal, enquanto nas modalidades de trabalho não-territoriais, a expressão desses sinais físicos se dificulta devido ao fato de todos os espaços estarem destinados ao uso de diversas pessoas. Assim, os funcionários perdem a capacidade de personalizar e demarcar os limites de seu entorno, de expressar sua identidade e de apropriar-se do espaço, exatamente o contrário do que sugere a nova tendência.

Cortesía de Contract Workplaces

Subestimar o papel desempenhado pelos espaços de trabalho na forma de sentirmos e realizarmos nossas atividades é um erro. É o que aponta uma série de psicólogos organizacionais da Universidade de Exeter, Inglaterra, para os quais o desenho do espaço de trabalho não só afeta o bem-estar das pessoas, mas também influencia em sua satisfação, seu rendimento e seu compromisso com a organização.

Cortesía de Contract Workplaces

Carolina Pérez, Diretora Geral da empresa regional Contract Workplaces no Chile, especializada em desenho e habilitação de espaços de trabalho comenta:

Para que um espaço tenha êxito, as pessoas precisam interagir com ele, torná-lo próprio. O lugar onde trabalhamos não é apenas o espaço onde desenvolvemos tarefas, ele também possui uma importante carga simbólica que influencia a própria identidade dos trabalhadores e define o sentido de pertencimento e compromisso que assumem com a empresa.

Cortesía de Contract Workplaces

Pesquisas recentes em psicologia ambiental corroboram que conferir aos funcionários um maior protagonismo e participação na tomada de decisões sobre o desenho do espaço de trabalho, também aumenta a percepção de controle que os trabalhadores possuem sobre seu ambiente, o que leva a uma maior satisfação e produtividade. Contar no escritório com elementos tais como cadeiras e postos de trabalho ajustáveis, equipamentos móveis, iluminação regulável, controle de temperatura, locais para reuniões formais e informais, salas de fomento à imaginação onde os funcionários possam descansar e pensar tranquilamente, são altamente valorizados pelos funcionários de qualquer empresa.

Cortesía de Contract Workplaces

Elementos tais como a iluminação ganham muita importância no espaço de trabalho, assim como outros elementos fundamentais como a acústica, já que uma pessoa consome quase 20% de sua energia diária para concentrar-se em um ambiente barulhento, comenta Pérez:

O ótimo é trabalhar em ambientes com abundância de luz natural e com vistas ao exterior. O ideal é que se ofereça ao trabalhador a possibilidade de isolar-se acusticamente e um espaço no qual privacidade, inteligibilidade e ruído estejam equilibrados harmonicamente (...) A chave está em encontrar o equilíbrio, promovendo alternativas que permitam aos colaboradores identificar-se com o espaço de trabalho, integra-lo a sua experiência vital e deixar sua própria marca.

Cortesía de Contract Workplaces

Contract Workplaces

Contract Workplaces é a empresa regional líder em concepção, desenho e construção de espaços de trabalho. Seus serviços integrais incluem a consultoria em workplace strategy, desenho, projeto arquitetônico, construção, tecnologia, logística de mudança, change management, e serviços de pós ocupação.

Cortesía de Contract Workplaces

A empresa desenvolve escritórios de alta performance adaptados às necessidades de cada organização e alinhados às últimas tendências mundiais em arquitetura corporativa. Conta com atividades em países como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, México, Equador, Colômbia, Paraguai, Brasil e Bolívia, uma equipe de mais de 300 profissionais altamente especializados, e supera um milhão de metros quadrados construídos na região.

Para mais informações, visite Contract Workplaces, seu facebook, Twitter, e Linkedin.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Workplaces, Contract. "Desenho de espaços de trabalho e sua influência na eficiência das pessoas" [Diseño de espacios de trabajo y su influencia en el rendimiento laboral de las personas] 03 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880540/desenho-de-espacos-de-trabalho-e-sua-influencia-na-eficiencia-das-pessoas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.