Que edifício tem o elevador mais rápido do mundo?

O tempo de espera máximo em elevadores de edifícios de escritórios é de 20 segundos - mas parecem 2 minutos quando você está com pressa. Mas com que rapidez os elevadores estão realmente se movendo?

O elevador mais rápido em funcionamento atinge velocidades de 73,8 quilômetros por hora e está instalado na Shanghai Tower. O edifício, projetado pela Gensler, não conta apenas com o elevador mais rápido, mas também com o fosso mais alto do mundo, com 578,5 metros, de acordo com um recente relatório publicado pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). Com essa velocidade, é possível chegar ao 119º andar em apenas 55 segundos.

Que edifício tem o elevador mais rápido do mundo? - Mais Imagens+ 1

Em seguida, na corrida dos elevadores mais rápidos, estão o CTF Finance Center, a 72 km/h, e o Taipei 101, atingindo uma velocidade máxima de 60,5 km/h. Completando a lista dos cinco mais velozes estão a Landmark Tower em Yokohama, a 45 km/h, e o Two International Finance Center, projetado por Cesar Pelli, a 38 km/h.

Surpreendentemente, apenas dois dos elevadores mais rápidos aparecem na lista dos maiores fossos contínuos de elevadores. Como foi dito, a Shanghai Tower tem o fosso mais alto, ao passo que o centro de Finanças da CTF aparece em terceiro lugar, com 516,7 metros. O Ping An Financial Center da KPF possui o segundo mais longo, com 573,5 metros. O Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, projetado pela SOM, tem um fosso contínuo 504 metros, atingindo apenas sessenta por cento da altura total do edifício (830 metros). Fechando a lista dos cinco fossos de elevador mais altos do mundo está a Lotte World Tower em Seul, com 496 metros de fosso contínuo.

E, já que o que sobe também precisa descer, o elevador mais profundo do mundo também recebe uma menção no relatório do CTBUH, atingindo 350 metros de profundidade. O equipamento faz parte da estação de testes de elevadores da KONE e se localiza na cidade de Tytyri, Finlândia. na instalação de teste de elevador KONE em Tytyri, na Finlândia. Veja a lista completa do CTBUH, aqui.

via Council on Tall Buildings and Urban Habitat
Sobre este autor
Cita: Buckley, Samantha. "Que edifício tem o elevador mais rápido do mundo?" [Which Building Has the World's Fastest-Moving Elevator?] 28 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880328/que-edificio-tem-o-elevador-mais-rapido-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.