Metrô do Porto pelas lentes de Fernando Guerra

Dando continuidade às publicações da série fotográfica Pelas lentes de Fernando Guerra, apresentamos imagens do Metrô do Porto, obra finalizada em 1996 e concebida pelo importante arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

Conceber uma estação de Metrô do Porto trata-se de influenciar no cotidiano de milhares de pessoas, onde circulam diariamente, estabelecendo fluxos e percursos, numa intervenção urbanística e arquitetônica com dimensões de grande escala. Apesar de demandar um projeto extremamente funcional e austero, é possível ver os gestos do arquiteto através dos detalhes e surpresas.

Metrô do Porto. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Nos túneis lançados sob a malha da cidade, a galeria e plataforma, abaixo do nível da calçada, surgem através de um cuidado com escalas e a luz artificial.

Símbolo máximo da Arquitetura Contemporânea de Portugal, Siza apoia o projeto num conjunto de elementos que fazem menção ao purismo de sua obra, através de elementos que parecem limpar os excessos do espaço, permanecendo apenas o que é essencial.

Metrô do Porto. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Simetria, Paredes brancas em concreto, azulejos em tons pastéis aplicados às empenas laterais e pilares, e iluminação periférica, são alguns dos elementos que compõem harmoniosamente a área interna. Dessa forma, do minimalismo da escala arquitetônica à delicadeza da escala do design de produto, quem nota com calma os ladrilhos, sobre as empenas, ao lado das escadas rolantes e nos pilares, percebe alguns azulejos estampados com croquis do arquiteto. A iluminação periférica embutida no desenho do forro também colabora parecendo guiar os usuários que circulam pelo espaço. Mostra-nos como a arquitetura pode estar presente no cotidiano da população, mesmo que silenciosa, sem excessos, ainda assim expressiva.

Metrô do Porto. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Confira o conjunto completo de fotografias da obra a seguir:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Metrô do Porto pelas lentes de Fernando Guerra" 15 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879734/metro-do-porto-pelas-lentes-de-fernando-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.