Obra de Alexander Calder do IABsp será emprestada ao novo IMS da Paulista

O Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) se despede temporariamente da obra do artista Alexander Calder (1898 – 1976), “Black Widow” (Viúva Negra), que ocupa o primeiro andar do edifício do IABsp desde 1954. A obra, que data do ano de 1948, foi doada ao Instituto pelo próprio escultor, por intermédio do então presidente da entidade Rino Levi, após visita ao Brasil para acompanhar as amostras que exibiram seus trabalhos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM–RJ) e em seguida no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Desde então a obra participa do cotidiano do IABsp, em espaço central do primeiro andar com pé direito duplo, avarandado pelo mezanino e visível da rua, que sediou inúmeros eventos, confraternizações e debates entre arquitetos e apoiadores da instituição.

Cortesia de IABsp

A obra será emprestada para o Instituto Moreira Salles (IMS) para ser exibida, durante um ano, em espaço de destaque, no átrio central de sua nova sede localizada na Av. Paulista. O empréstimo sela o início de uma parceria institucional entre as duas entidades que se desenvolverá em várias frentes e atividades conjuntas: mostras de cinema sobre temas relacionados à cidade, com sessões seguidas de debates, trabalhos de pesquisa nos acervos fotográficos das instituições, cursos e a participação do IMS na Bienal de Arquitetura organizada pelo IABsp.

Cortesia de IABsp
Cortesia de IABsp

Desde o ano da sua doação ao IABsp o móbile passou por restauros, sendo o último em 2015 coordenado pela própria Fundação Calder em compromisso com a sua versão original. O móbile já foi emprestado em outras oportunidades para integrar exposições em diversos museus nacionais e internacionais: Paço Imperial (Rio de Janeiro - 2006), Pinacoteca do Estado (São Paulo-2006), Itaú Cultural (São Paulo-2014) e Tate Modern (Londres-2016). Recentemente ele foi exposto ao lado de pinturas da série Pornstar (2002) do artista português Julião Sarmento, na sede do IABsp, durante a quinta edição da exposição Question Center (2017), projeto desenvolvido pela curadora Maria Do Carmo M. P de Pontes.

Em homenagem a todos estes anos que a obra acompanha a instituição, o IABsp convidou o cineasta André Turazzi para fazer um breve registro da sua marcante presença na sede do Instituto.

Via IABsp

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Obra de Alexander Calder do IABsp será emprestada ao novo IMS da Paulista" 14 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879548/obra-de-alexander-calder-do-iabsp-sera-emprestada-ao-novo-ims-da-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.