O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. LAVA inicia a construção de uma torre de energia escultórica na Alemanha

LAVA inicia a construção de uma torre de energia escultórica na Alemanha

  • 16:00 - 18 Agosto, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
LAVA inicia a construção de uma torre de energia escultórica na Alemanha
LAVA inicia a construção de uma torre de energia escultórica na Alemanha, Cortesia de LAVA
Cortesia de LAVA

Teve início a construção do projeto de renovação da torre de armazenamento de energia que o escritório LAVA (Laboratório para Arquitetos Visionários) projetou em Stadtwerke Heidelberg (SWH) em Heidelberg, na Alemanha. A nova fachada da torre cilíndrica de 56 metros e o projeto de um parque adjacente fazem parte de uma iniciativa para criar um marco escultural e símbolo de energia sustentável para a cidade.

Para adicionar dinamismo à antiga torre, o LAVA apresenta uma nova fachada em várias camadas com 11 mil placas de aço inoxidável em forma de diamante, as quais estão conectadas a uma rede de cabos de aço que pode girar até 45 graus com o vento. De acordo com os arquitetos, a quantidade de placas corresponde ao número de famílias que serão beneficiadas com a energia produzida. As geometrias da fachada foram inspiradas por formas encontradas na natureza.

Cortesia de LAVA Cortesia de LAVA Cortesia de LAVA Elevações + 18

Cortesia de LAVA
Cortesia de LAVA

Em tons de azul, os painéis de lã mineral compõem a camada interior isolante da fachada. Iluminada à noite por luzes LED de baixo consumo, a luz também representa as atividades internas da torre, sinalizando o preenchimento e esvaziamento do tanque de armazenamento. O movimento, a luz e a sombra controlam a aparência da torre, que se transforma através das estações ou da hora do dia.

Cortesia de LAVA
Cortesia de LAVA

Desde que o LAVA ganhou a competição para projetar a torre em 2016, um dos principais focos do trabalho desenvolvido foi a engenharia do edifício. Para garantir a eficácia do projeto, extensivas análises solares e testes com túneis de vento foram realizados. A energia solar e eólica produzida será utilizada para aquecer a água e então vendê-la como energia de calor.

Corte
Corte

O parque apresenta caminhos circulares que se cruzam em diferentes inclinações ao redor da torre, chamados "laços de energia" que alcançam os limites do terreno de 10.000 metros quadrados. Uma escada helicoidal posicionada no lado de fora da torre junto com dois elevadores permitem aos visitantes acessar o espaço de eventos na cobertura, com um bistrô e terraços ao ar livre. Como o novo edifício mais alto de Heidelberg, o terraço da cobertura oferecerá vistas panorâmicas da cidade.

Implantação
Implantação

"O design do LAVA transformará o antigo tanque de água, em um centro de armazenamento de forma cilíndrica, em uma escultura dinâmica, um ícone da cidade, um centro de referência em energia sustentável, totalmente acessível ao público, um forte símbolo da transição rumo às energias renováveis", afirmou. Tobias Wallisser, diretor da LAVA.

Cortesia de LAVA
Cortesia de LAVA

A conclusão da obra está prevista para meados de 2019.

Via LAVA.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Annalise Zorn
Autor
Cita: Zorn, Annalise. "LAVA inicia a construção de uma torre de energia escultórica na Alemanha" [LAVA Breaks Ground on Sculptural Energy Tower in Germany] 18 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877426/lava-inicia-a-construcao-de-uma-torre-de-energia-escultorica-na-alemanha> ISSN 0719-8906