O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Software
  3. Aplicativo ajuda a editar fotos como um profissional... antes mesmo de tirá-las

Aplicativo ajuda a editar fotos como um profissional... antes mesmo de tirá-las

Aplicativo ajuda a editar fotos como um profissional... antes mesmo de tirá-las

Nos últimos anos, os smartphones e os aplicativos de redes sociais revolucionaram a relação da nossa cultura com as imagens. Do Instagram ao Facebook, Pinterest e Youtube, fotografias e vídeos são agora tão onipresentes que se tornaram literalmente descartáveis, com aplicativos como o Snapchat prometendo excluir suas imagens após um certo período de tempo. Mas ao passo que os smartphones são um dispositivo muito visível dessa mudança, o que muitas vezes é esquecido são os enormes desenvolvimentos nos softwares de edição de imagens que apoiaram esta revolução - do HDR incorporado à câmera do seu smartphone à ampla gama de filtros disponibilizados pelo Instagram.

Recentemente, de acordo com o MIT News, a Google e o Laboratório de Informática e Inteligência Artificial do MIT podem ter dado mais um grande passo em termos de produção de imagens: um algoritmo que oferece tratamento de imagem automático e de nível profissional tão rápido que é possível ter uma pré-visualização antes de tirar a fotografia .

Imagem <a href='https://www.youtube.com/watch?v=GAe0qKKQY_I'>via vídeo</a> pelo pesquisador Michael Gharbi
Imagem via vídeo pelo pesquisador Michael Gharbi

Apresentado semana passada na conferência de gráficos digitais Siggraph, o algoritmo foi projetado para melhorar valores como o contraste, o equilíbrio de cores, a saturação e o brilho de uma imagem, para corrigir tudo o que um fotógrafo profissional pode ajustar para produzir uma imagem de aspecto natural, mas de alta qualidade. O algoritmo é muito mais sofisticado do que as tecnologias existentes incorporadas à câmera - como filtros, que aplicam mudanças de forma uniforme a partir de informações simples como o brilho de um pixel - e muito mais rápido que a edição manual de uma fotografia.

Imagem <a href='https://www.youtube.com/watch?v=GAe0qKKQY_I'>via vídeo</a> pelo pesquisador Michael Gharbi
Imagem via vídeo pelo pesquisador Michael Gharbi

O processo funciona graças a um sistema de aprendizagem automática que analisou milhares de fotografias para entender como elas foram transformadas por um editor profissional. Esta aprendizagem, em seguida, alimenta um algoritmo que permite que as edições sejam feitas em apenas milissegundos, permitindo que as mudanças sejam exibidas em tempo real à medida que você se prepara para fazer a fotografia.

Aplicativo ajuda a editar fotos como um profissional... antes mesmo de tirá-las, Imagem <a href='https://jonbarron.info/GharbiSIGGRAPH2017.pdf'>via PDF</a> carregado pelo pesquisador Jon Barron
Imagem via PDF carregado pelo pesquisador Jon Barron

Para saber mais como o algoritmo funciona, leia o artigo do MIT News ou assista ao vídeo a seguir.

Via MIT News.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Aplicativo ajuda a editar fotos como um profissional... antes mesmo de tirá-las" [This Super Fast Algorithm Edits Photographs Like a Professional – Before You Take Them] 13 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877398/algoritmo-ajuda-a-editar-fotos-como-um-profissional-antes-mesmo-de-tira-las> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.